Zen

A ordem do dia é relaxar. Descubra os benefícios do relaxamento para a sua saúde e fique zen!

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

A fadiga, o cansaço e a angústia assombram quase todos. E quando o cérebro não suporta mais esse ritmo intenso ao qual está sujeito, para evitar problemas como fadiga, ansiedade, insônia ou emoções incontroláveis, é urgente fazer uma pausa. O relaxamento pode te ajudar! Ele permite um estado de vácuo mental, onde nenhum pensamento parasita vem perturbar a psique. Parece ser a solução ideal!

 

relaxamento

 

Os principais objetivos do relaxamento

 

Usado como uma prática individual ou em grupo, o relaxamento é um método terapêutico preventivo ou curativo para todos. A pessoa determinada a usar esta prática deve saber que, em primeiro lugar, o que vai acontecer é passar por uma fase de desconcentração mental e muscular atingida através de exercícios nos quais você vai aprender a tomar consciência do seu corpo e da sua mente, que servem para sua reestruturação.

As várias técnicas propostas por especialistas obtêm o mesmo resultado: redução do tônus ​​(tensão dos músculos estriados), através de uma postura adequada e redução dos músculos involuntários (músculos lisos), para reduzir rapidamente o stress até fazê-lo desaparecer. Todos os métodos têm como ponto de partida o treinamento autógeno criado pelo Professor JH Shultz (inspirado no hatha yoga e na auto-hipnose). Uma sessão pode durar entre 10 minutos e uma hora. A melhor hora para se praticar o relaxamento é de manhã ou à noite, a partir de 18h. Para os esportistas, o relaxamento é recomendado justo antes do exercício.

 

Pré-requisitos para a prática do relaxamento

 

relaxamento– É preciso ter uma sala silenciosa com luz fraca e temperatura confortável.

-Vista roupas confortáveis, de preferência largas. Não muito quentes nem muito leves.

– Sua posição vai depender de como trabalha o profissional que te auxilia. Em geral, um bom posicionamento é sentado. Busque uma cadeira confortável. Pescoço relaxado e braços apoiados sobre a cadeira. Coluna em posição reta, com a cabeça ligeiramente levantada.

– O paciente tem os olhos fechados, fica parado e se concentrar em seus sentimentos.

 

Os profissionais

 

O relaxamento vem do campo da psicoterapia e cada corrente da psicoterapia propõe uma técnica de acordo com suas características. Você pode recorrer à um conselheiro médico cujo papel é mostrar técnicas de relaxamento, a fim de prevenir ou curar uma doença.

Esta especialidade também pode ser realizado por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros desde que tenham recebido formação adequada. O trabalho de um profissional especialista em relaxamento pode fazer com que uma doença não avance a nível global e, assim, estimula a capacidade de exercer os mecanismos de auto-cura que todos nós possuímos naturalmente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

10 Dicas para conseguir relaxar nas férias

6 Atividades relaxantes e anti-estressantes

Massoterapia e como fazer uma massagem relaxante

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar