Guia dos Dentes

Tratamento da diastema: como enfrentar a lacuna entre os dentes

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

Você já deve ter observado que algumas pessoas possuem um espaço entre os dentes – normalmente nos dois dentes frontais da parte superior do maxilar. Pois esse espaço entre os dentes tem nome, e se chama diastema. Para alguns, pode ser um charme – Madonna, Brigitte Bardot, Georgia Jagger são algumas famosas que o apresentam e não se importam com isso. Para outros, um problema estético grave.

diastema

Diastema é comum em diversas pessoas e pode ser tratada se for da sua vontade. Foto: Shutterstock

Se você está nesse último grupo, que considera esse espaço entre os dentes um problema estético e quer corrigi-lo, saiba que atualmente já existem alguns tratamentos para lidar com essa condição. Além disso, os odontólogos afirmam que a correção do diastema é importante para a boa saúde bucal, já que ele causa perda gengival em maior grau na região em que ocorre, e isso pode resultar na chamada retração gengival.

Independente da motivação, saiba que se você quiser, é possível tratá-lo. Quer conhecer um pouco mais sobre as opções de tratamento?

Causas do diastema

Especialistas indicam que existem diversas causas que podem ser associadas ao espaçamento entre os dentes centrais superiores. É possível que seja o freio labial que não retrocedeu adequadamente, permanecendo unido quando do surgimento dos dentes incisivos permanentes. Mas pode ser que ele decorra de outros fatores, como a ausência de algum outro dente, a diferença de tamanho dos dentes ou a queda precoce dos chamados dentes de leite.

Opções de tratamento para o diastema

Algumas pessoas têm a sorte de o espaçamento entre os dentes fechar sozinho, mas para aquelas que não tiveram-na, é possível tratar a condição. A primeira medida é buscar um especialista, já que não é viável fazer algum tratamento caseiro. Lá, ele poderá detectar a causa do seu diastema e expor quais os tratamentos possíveis para você. Mas já podemos adiantar alguns deles para que você tenha um pouco mais de conhecimento ao conversar com o profissional.

1. Tratamento ortodôntico

Colocar um aparelho é a opção mais comum de todas. No tratamento ortodôntico, o aparelho irá mover pouco a pouco seus dentes, corrigindo sua posição até fechar o espaçamento entre eles. Ao contrário do que ocorria antigamente, nos dias de hoje existem até mesmo aparelhos que ficam invisíveis às demais pessoas – então se você considera feio aquele aparelho ortodôntico clássico, não o descarte desde logo e busque conversar com seu dentista sobre as opções disponíveis no mercado.

2. Próteses de porcelana

As próteses de porcelana permitem corrigir o diastema sem a necessidade de utilizar aparelho ortodôntico. Essas próteses são muito finas, e são coladas à parte externa do dente, permitindo assim que o profissional de odontologia reestabeleça o aspecto reto dos dentes, acabando com o espaçamento entre eles. O tratamento com próteses de porcelana oferece ainda mais possibilidades, como trocar a cor, a forma e até mesmo o tamanho dos seus dentes. Normalmente, com esse tratamento o problema é resolvido em dois dias.

3. Próteses de resina

As próteses de resina são outra opção para a correção do diastema. Adiciona-se resina e utiliza-se luz para endurecê-la, aumentando o volume dos dentes e corrigindo o espaçamento, sem qualquer interferência na parte interna deles. No caso do tratamento com resina, o tratamento fica pronto no mesmo dia – leva aproximadamente três horas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!