Estética

Bronzeamento sem sol é possível? Confira como funcionam as técnicas alternativas

Por Redação Doutíssima 29/08/2014

Quem não gosta de pegar uma corzinha no verão? Muitas pessoas passam horas debaixo do sol só para ficar mais bronzeadas, mas correndo todos os riscos que uma exposição prolongada causa. Hoje não é mais preciso fazer isto. A tecnologia, aliada à estética, proporciona diversas alternativas para você ficar com o corpo moreno sem se expor ao sol.

bronzeamento-sem-sol

Conseguir a cor do verão é possível mesmo no inverno com o bronzeamento sem sol. Foto: Shutterstock

Dicas de bronzeamento sem sol

Bronzeamento a jato

Um método de bronzeamento sem sol muito utilizado é o bronzeamento a jato. Aprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento não causa riscos à saúde e é muito usado pelas celebridades de todo o mundo.

Este método de bronzeamento sem sol é muito rápido e fácil de aplicar e, apenas alguns segundos após a aplicação, a pessoa já percebe a diferença, obtendo um bronzeamento uniforme e de aparência natural. Porém, vale lembrar que a duração do bronzeamento a jato é de quatro a dez dias, dependendo do tipo de pele.

Após a sessão, é necessário ficar oito horas sem tomar banho. Para obter melhor efeito, antes da aplicação deve ser feito uma esfoliação em todo o corpo, retirando as células mortas, renovando e ativando o sistema circulatório. O custo da aplicação varia de R$ 120,00 à R$ 300,00 e deve ser feita em clínicas, com profissionais habilitados.

Autobronzeador

Para aquelas pessoa que querem um bronzeamento sem sol e sem utilizar procedimentos estéticos, a melhor opção é usar autobronzeador. Dermatologistas comprovam que ele não tem nenhuma contraindicação, tendo como função apenas pigmentar a pele.

O efeito deste bronzeamento sem sol é proporcionado pela ação da dihidroxiacetona (DHA), que reage com aminoácidos presentes nas células mortas da camada mais superficial da pele. Esta reação produz um pigmento amarelado chamado melanoidina. Porém, o uso do autobronzeador não dispensa o uso de filtros solares.

A melanoidina não é capaz de bloquear os raios ultravioletas, diferente da melanina, que tem efeito protetor. Por isto, mesmo bronzeada, sob o sol, é indispensável o uso de protetor para evitar queimaduras e manter a pele com saúde.

A aplicação é muito fácil. Realize uma esfoliação antes de aplicar o produto pela primeira vez, retirando as células mortas. Seque bem a pele e, se preferir, passe um hidratante. Passe o autobronzeador evitando excessos nos joelhos e cotovelos. Lave as mãos imediatamente após a aplicação e aguarde alguns minutos para colocar a roupa.

Para o rosto, utilize produtos específicos para esta região. Para aquelas pessoas com a pele mais clarinha, é recomendado o uso de autobronzeador duas vezes por semana. Para uma pele mais escura, no início use todos os dias e depois de três em três dias para manter o bronzeado.

Fique atento com o bronzeamento sem sol

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite mais o uso das máquinas de bronzeamento por raios ultravioletas. Segundo estudos, este método de bronzeamento sem sol pode trazer risco de 75% de câncer para pessoas de até 35 anos de idade.

A utilização da câmara de raios ultravioleta só está liberada, sob prescrição médica, para combater doenças como artrite, osteoporose ou psoríase.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!