Pele

Aprenda a fazer receitas de esfoliante caseiro

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Os esfoliantes são uma boa arma para manter uma pele limpa, livre de células mortas e cravos. Eles podem ajudar também a eleiminar pequenas cicatrizes e manchinhas da cútis. Existem no mercado uma infinidade de produtos e preços diferentes, mas a velha receitinha caseira funciona tão bem quanto os esfoliantes industrializados. O esfoliante caseiro é super fácil de ser preparado e geralmente são feitos com de produtos que você utiliza diariamente na sua cozinha. 

 

 

Mantenha sua pele sempre limpa e hidratada

Mantenha sua pele sempre limpa e hidratada

 

 

Esfoliante caseiro limpa e protege a pele

 

A esfoliação é muito indicada como alternativa de tratamento rápido e acessível contra cravos e espinhas, atuando ainda no controle da oleosidade e na prevenção de pelos encravados. A técnica é também recomendada para três dias antes da depilação, pois facilita a desobstrução dos poros e promove uma melhor hidratação da pele.

 

 

esfoliante-caseiro

Esfoliante caseiro elimina as células mortas da pele e combate imperfeições.

 

Para alcançar melhores resultados, especialistas recomendam que o esfoliante caseiro seja utilizado em intervalos mínimos de uma semana. Ele é uma boa opção para remoção de impurezas no rosto e no corpo todo. A esfoliação também é recomendada dias antes da exposição ao sol para garantir um bronzeado uniforme e mais duradouro

 

Aprenda receitas de esfoliante caseiro

 

Corpo

 

Doce esfoliante

– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

– 1 colher (sopa) de açúcar refinado comum

– 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas

 

Modo de fazer e usar: misture os ingredientes até formar um creme homogêneo. Esse esfoliante caseiro deve ser aplicado de forma suave sobre a pele, preferencialmente durante o banho. A dica é passar a mistura com o corpo úmido fazendo leves movimentos circulares e enxaguar com água morna. Após o banho passe um creme hidratante recomendado para o seu tipo de pele.  

 

Esfoliante da vovó

– 1 colher (sopa) de fubá

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite

– 1 colher (chá) de sabonete líquido

 

Modo de fazer e usar: o processo é o mesmo, misturando os ingredientes até obter um creme. O fubá é um velho conhecido como esfoliante natural e ajuda na remoção das células mortas. Essa receita também deve ser aplicada durante o banho. Misturado ao sabonete líquido, esse esfoliante pode ser usado com a pele molhada.  

 

 

esfoliação corporal

O esfoliante caseiro pode ser usado em todo ocorpo

 

Rosto

 

– 1 colher (chá) de açúcar refinada

– 1 colher (chá) de sal

– 3 colheres (chá) de azeite

 

Modo de fazer e usar: você deve misturar os ingredientes em um recipiente fundo, até que o esfoliante caseiro adquire uma consistência uniforme. Em seguida, aplique com movimentos circulares e suaves. Massagear a pele com força pode causar vermelhidão e até manchas. Exangue bem com água morna e corrente e não deixe de aplicar um bom hidratante e filtro solar. 

 

 

 

Pele sensível

 

– 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos

– 2 colheres (sopa) de mel

 

Modo de fazer e usar: após misturar os ingredientes, passe sobre a pele lentamente e com movimentos circulares. A aveia oferece a este esfoliante caseiro uma consistência mais suave e muito recomendada para a nutrição da pele sensível. Nas peles sensíveis, a região dos olhos e bochechas devem ser esfoliadas ainda com mais cuidado. 

 

 

esfoliante caseiro

O esfoliante caseiro pode ser usado na pele de todo o corpo e também no couro cabeludo

 

 

Pele normal e seca

 

– 1 colher (chá) de açúcar

– 1 colher (chá) de sal

– 3 colheres (chá) de óleo vegetal ou azeite

– 3 gotas de sabonete líquido

 

Modo de fazer e usar: após obter um creme uniforme, faça a aplicação com movimentos suaves e circulares. O uso do sabonete líquido na mistura permite que o esfoliante deslize mais facilmente pela pele. O enxágue deve ser feito com água gelada para fechar os poros. Aplique a cada 15 dias e sempre utilize um hidratante ideal ao seu tipo de pele.

 

fixação do batom

A esfoliação ajuda também na melhor fixação do batom

 

 

Lábios

 

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 1 colher (sopa) de mel

 

Modo de fazer e usar: aplicar este esfoliante tem a função de retirar as células mortas. Faça isso com o dedo indicador, com delicadeza e usando movimentos circulares. Enxague e, em seguida, passe um hidratante labial. A esfoliação deixa os lábios com o aspecto mais jovem e ajuda na fixação do batom.

 

 

Couro cabeludo 

 

– 1 colher de açúcar cristal

 – 1 colher de iogurte natural

 

A esfoliação do couro cabeludo retira as células mortas e ajuda no crescimento dos fios. Quando for lavar os cabelos, antes de aplicar o shampoo e com os cabelos úmidos, aplique a mistura diretamente no couro cabeludo e massageie suavemente. Não precisa colocar força, os grãos de açúcar são suficientes para promover a abrasão. Depois enxague o cabelo com água morna e lave normalmente com shampoo e condicionador. Não aplique condicionador na raiz, pois o iogurte já promoverá a hidratação necessária. 

 

 

Assista ao vídeo abaixo e confira as dicas para preparar um esfoliante caseiro:

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!