Pele

Espinha interna: o que causa o problema e como eliminá-lo

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

A acne é um problema comum do ponto de vista estético e que pode afetar a autoestima ao impactar no visual de uma pessoa, principalmente quando ela se manifesta no rosto – que é chamado de “nosso cartão de visitas”. O surgimento da espinha interna pode ser ainda pior, já que elas levam mais tempo para desaparecer e, mesmo ficando abaixo da pele, dão um aspecto feio ao rosto e chamam bastante a atenção.

espinha-interna

Se a inflamação for grave, espremer a espinha pode deixar cicatriz na sua pele. Foto: Shutterstock

Espinha interna é difícil de tratar

Por estar abaixo da pele, a espinha interna é mais difícil de tratar do que aquelas que saem à superfície. Espremer a acne não é recomendável para as externas e, definitivamente, não resolve o problema das internas – as chances de conseguir “tirá-la” são remotas.

Além disso, elas causam mais dores e ardores do que suas irmãs externas, e também possuem maiores chances de inflamação. Na tentativa de eliminar o problema, é fundamental conhecer a sua origem e os métodos existentes para tratar.

Causas da espinha interna

Assim como as espinhas “normais”, que saem à superfície, o aparecimento da espinha interna está relacionado aos hormônios – no caso das mulheres, o andrógeno e, no caso dos homens, a testosterona. É por isso que elas são tão comuns em adolescentes, que estão passando por essas transformações hormonais nesse momento da vida.

Além disso, é possível que a acne interna esteja relacionada com a presença de bactérias que estão situadas na região interna da pele, ao redor dos folículos pilosos.

Como eliminar

Em primeiro lugar, você deve evitar ao máximo espremer a espinha interna. E isso porque, tomando essa atitude, você poderá causar um processo infeccioso que resultará em inflamação e, se essa inflamação for muito grave, poderá inclusive deixar uma cicatriz na sua pele.

Além disso, o ideal é buscar o auxílio de um profissional especializado, ou seja, um dermatologista da sua confiança. É que, em muitos casos, o tratamento da acne interna requer o uso de medicamentes específicos, e apenas ele poderá prescrevê-los para você.

Dicas para tratar em casa

Mas se você não quiser procurar um médico, poderá tentar enfrentar a espinha interna por conta própria com algumas medidas pontuais – lembre-se, porém, de nunca espremê-las. Confira abaixo.

1. Compressas de algodão com água quente: embeber o algodão em água quente e fazer algumas compressas na região afetada é uma ótima dica. É que o calor abre os poros da pele e, assim, estimula a saída da espinha interna por dar maior espaço. Mas cuide para usar apenas água quente e não água que esteja fervendo. Do contrário, poderá ter alguma queimadura. Repita isso várias vezes ao dia.

2. Use vapor: a lógica da utilização do vapor no tratamento da acne interna é a mesma das compressas de água quente. Com a abertura dos poros da pele, há maiores probabilidades de que a espinha que está abaixo da pele saia. A diferença é que nesse método você não precisa quebrar toda a sua rotina, já que pode fazê-lo naturalmente ao tomar banho.

3. Esfoliação: a retirada de células mortas através da esfoliação também é uma dica importante para a eliminação da acne interna.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!