Pele

Conheça e combata 6 fatores que contribuem ao aparecimento da acne

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

A acne na sua forma comum (ou vulgar) é uma consequência da inflamação das glândulas pilo-sebáceas, que acaba provocando a obstrução dos poros da pele e impedindo a saída das secreções sebáceas. Disso resulta uma infecção bacteriana, lesões na pele, e o aparecimento das tão temidas espinhas. Embora a acne seja mais comum em adolescentes, em nenhuma idade estamos livres dela por completo.

fatores-que-contribuem-ao-aparecimento-da-acne

Consumo excessivo de chocolate e alimentos açucarados pode contribuir para a acne. Foto: Shutterstock

6 fatores que contribuem ao aparecimento da acne

É importante, por isso, conhecer alguns fatores que contribuem ao aparecimento da acne. Confira abaixo.

1. Má alimentação

É normal você ouvir que “comer muito chocolate dá espinha na cara”. Além do chocolate, o consumo abundante de açúcares ou até mesmo gordura também estão entre os fatores que contribuem ao aparecimento da acne. A verdade é que muitos alimentos podem colaborar para o surgimento de espinhas. Manter uma alimentação saudável e correta previne esse problema.

2. Alterações hormonais

As alterações hormonais estão entre os principais fatores que contribuem ao aparecimento da acne. E, ao contrário do que muitos pensam, essas alterações hormonais não acontecem apenas no período da adolescência – onde realmente são mais comuns, e por isso é tão normal vincular a acne aos adolescentes. É que elas também podem aparecer em outros momentos da vida, como decorrência de alguma doença e até mesmo da gravidez. Além disso, fatores hereditários também podem contribuir para um desequilíbrio hormonal.

3. Estresse

O estresse também é um dos fatores que contribuem ao aparecimento da acne. E acredite, não apenas da acne, mas também de outras condições relacionadas à pele. Isso acontece porque, quando estamos muito estressados, a produção de nossas secreções glandulares é afetada, e isso pode deflagrar o problema. Portanto, se você não quiser acne, diminua um pouco seu ritmo no momento em que começar a sentir sintomas do estresse.

4. Falta de higiene e hidratação

A falta de higiene e de cuidados com a pele também são fatores que contribuem ao aparecimento da acne. É importantíssimo manter a pele sempre limpa, e não apenas limpa, mas limpa da maneira correta. Isso significa que é fundamental que você escolha corretamente os produtos adequados para o seu tipo de pele – principalmente que esses produtos respeitem o pH da sua pele. Além disso, faça esfoliações regulares, já que a presença de células mortas na nossa pele pode causar obstrução de poros – e essa é uma das principais causas do surgimento da acne.

5. Cosméticos

Sim, é possível que determinados cosméticos sejam fatores que contribuem ao aparecimento da acne. É que alguns deles contêm óleos minerais que, em pessoas que têm propensão ao aparecimento de acne, devem ser evitados. Estude bem a sua pele e quais as composições mais adequadas para ela antes de sair para comprar maquiagem.

6. Bactérias

A presença de bactérias também contribui bastante para o aparecimento da acne. Para que não sejam elas as responsáveis pelo aparecimento da acne no seu caso, evite tocar constantemente seu rosto, principalmente quando você estiver com as mãos sujas. Lembre-se que prevenir é melhor do que remediar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!