Sexualidade

Medo de fazer sexo existe. Veja como você pode vencê-lo

Por Redação Doutíssima 06/09/2014

O sexo é espontâneo, estimulante e uma fonte de prazer para muitas pessoas. Por que então muitas pessoas o evitam? Apesar de não parecer, o medo de fazer sexo é muito comum.

Quem sente uma aversão persistente do contato sexual pode ter toda a sua vida afetada. Há muitas razões pelas quais pode ocorrer o medo de fazer sexo – que passam desde o abuso sexual até temores com relação ao seu desempenho na cama.

medo-de-fazer-sexo

Falta de confiança é um dos motivos para o medo de fazer sexo. Foto: Shutterstock

No sexo, a confiança é fundamental. Quando há medo, em vez de confiança, problemas psicológicos e fobias podem aparecer. A religião e a cultura também podem causar essa fobia. Seja qual for a razão, é possível vencer este medo, basta seguir estas dicas:

Como vencer o medo de fazer sexo

Medo do desempenho sexual

Muitos homens são confiantes na cama até que, em um fatídico dia, nada funciona como o esperado. Este “fracasso” torna-se um choque para o cérebro e um estigma para muitos homens, que temem que possa acontecer em todas as suas relações sexuais.

Quando isso acontece, é necessário conversar com a sua parceira, já que muitas vezes cansaço, o excesso de álcool, distrações e preocupações podem contribuir para essa falta de desempenho. Não existe nada que impeça que sua próxima noite de sexo seja inesquecível, já que é a mente que controla nossos estímulos sexuais.

Medo de não satisfazer o parceiro

Algumas pessoas têm tanto medo de perder seu parceiro que se concentram em apenas satisfazê-lo, e esquecem do seu próprio prazer. Com isso, várias perguntas passam pela sua cabeça, como: será que isso é suficiente?

Na verdade, o melhor estímulo sexual para qualquer pessoa é a satisfação do seu parceiro sexual, seja homem ou mulher. Por isso, esqueça o script e se concentre em se dar prazer e se conectar de corpo e mente com o seu parceiro. Com isso, é mais fácil esquecer o medo de fazer sexo.

Medo da responsabilidade

Fazer sexo implica muita coisa. Gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, falta de orientação sexual sobre tudo isso.  Principalmente quando se está iniciando a vida sexual, muitos medos sobrecarregam a cabeça dos jovens – às vezes, todos eles ao mesmo tempo.

Para isso não acontecer, é preciso buscar uma orientação profissional. Por exemplo, se o medo está na gravidez, um ginecologista pode receitar alguns métodos contraceptivos que vão garantir tanto a proteção necessária contra uma gravidez não planejada, quanto as doenças sexualmente transmissíveis.

Não existe porque ter medo de fazer sexo quando se está bem informado e seguro de suas ações.

Medo social

O sexo ainda é um tabu em muitas sociedades. Em algumas delas, só é permitido ter relações depois do casamento, ou depois de um certo tempo de relacionamento. Mas será que existe um tempo programado para que o sexo aconteça?

A verdade é que isso irá depender de cada caso. Se você se sente pressionado por seu parceiro e por isso tem medo de fazer sexo, converse com ele e diga que ainda não é a hora. Do mesmo modo, se existe um medo do que as pessoas vão pensar sobre a sua vida sexual, defina o quanto isso é importante na sua vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!