A gravidez é um período que modifica o corpo da mulher e o torna mais suscetível ao aparecimento de estrias. Isso acontece por conta das muitas alterações hormonais que o corpo sofre e também pela pressão que acomete a pele ao ser esticada durante o crescimento do bebê, que aumenta o volume do abdômen.
As marcas das estrias são bastante profundas e incômodas, mas podem ser prevenidas através de determinados tratamentos. Aprenda nesse artigo como prevenir as estrias na gravidez.
Como prevenir as estrias na gravidez em poucos passos
1. Hidratação
Ela é a primeira e mais importante participante da lista de como prevenir as estrias na gravidez. Sem uma hidratação correta, a pele fica seca e frágil, facilitando o rompimento das fibras e dos vasos, o que favorece o surgimento das estrias.
Utilize cremes e óleos hidratantes, aplicando pelo menos 3 vezes ao dia e massageando a região da barriga, dos seios, dos quadris e da lombar, onde as estrias costumam aparecer. Óleos de amêndoas, de semente de uva, cremes hidratantes para peles ressecadas ou normais e cremes específicos para gestantes são auxiliares no processo de prevenção.
Para potencializar a hidratação, misture pegue um potinho com creme hidratante e adicione um vidro de óleo de amêndoas e um vidro de óleo de semente de uva. A mistura turbina a hidratação.
2. Alimentação saudável
O aumento do volume do abdômen é um dos principais causadores das estrias, portanto, se você quer saber como prevenir as estrias na gravidez, faça refeições leves e saudáveis. Isso evitará que você ganhe muito peso e também que o ganho que ocorrer aconteça de forma muito rápida. A pele precisa se acostumar com a pressão para não ser danificada.
Invista em frutas cítricas, nozes, sementes, carnes magras e lentilha. Esses alimentos são ricos em zinco e nas vitaminas C e E, fontes de uma grande quantidade de colágeno, responsável por dar sustentação à pele e evitar o surgimento das marcas da gravidez.
3. Exercícios físicos
Na busca por entender como prevenir as estrias na gravidez de forma simples, os exercícios físicos são ótimos aliados. Eles ajudam a manter a forma, evitando o ganho excessivo de peso.
Caminhadas são ideais, já que não oferecem muito impacto para a mãe e o bebê, além de ativarem a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação e a nutrição das células da pele.
4. Mantenha-se calma e longe do estresse
Quando você se estressa, as células da sua pele reagem e são irrigadas por substâncias que tornam a pele inapta ao rejuvenescimento, ajudando a causar estrias. Na gravidez, o estresse é ainda mais prejudicial.
Além de prejudicar o bebê e poder resultar em um parto antes do tempo, ainda ativa a produção de hormônios, fragilizando a superfície cutânea. Então, não se estresse, evite brigas e pense em você e no bebê.
Se preciso, busque auxílio médico
Agora que você já sabe como prevenir as estrias na gravidez com pequenas mudanças no estilo de vida, busque também cuidar da sua pele com o auxílio médico.
Procure seu dermatologista, converse com ele e com o obstetra que lhe acompanha e peça para que juntos criem uma rotina de cuidados para ajudar você a manter a saúde da pele durante a gestação. Busque também a ajuda de uma nutricionista para criar um cardápio especial para os meses da gravidez.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!