Zen

Precisando dar uma relaxada? Conheça a meditação vipassana e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 16/09/2014

Em alguma fase da vida, todos nós experimentamos o estresse, a frustração e a desarmonia. Quando sofremos, não mantemos nosso estado de espírito limitado a nós mesmos: em vez disso, continuamos a distribuí-lo para as outras pessoas.

Certamente esta não é a maneira correta de viver. Todos nós queremos viver em paz dentro de nós mesmos e com aqueles que nos rodeiam. Afinal, os seres humanos são seres sociais – temos a necessidade de viver e interagir com os outros. Então, podemos viver em harmonia? É aí que entra a meditação vipassana.

meditação-vipassana

Prática da meditação vipassana ajuda a tranquilizar corpo e mente. Foto: Shutterstock

A técnica da meditação vipassana é uma maneira simples e prática de alcançar a verdadeira paz de espírito e levar uma vida feliz. Vipassana significa “ver as coisas como elas realmente são“, e é um processo de purificação mental através da auto-observação.

O que é meditação vipassana?

É uma das técnicas de meditação indianas mais antigas. Foi descoberta há 2.500 anos por Gautama, o Buda, e é a essência do que ele praticou e ensinou durante 45 anos. Durante o tempo do Buda, um grande número de pessoas alcançou altos níveis de desempenho em todas as esferas da vida com a meditação vipassana.

A técnica é um método racional para purificar a mente dos fatores mentais que causam sofrimento e dor. Esta técnica simples não invoca a ajuda de nenhum deus, espírito ou qualquer outra fonte externa, mas depende de nossos próprios esforços.

Por isso, você não precisa ser budista para praticar a vipassana, já que ela não é uma religião. A meditação vipassana é uma técnica simples, suave e adequada para homens e mulheres de qualquer idade, raça ou credo.

Como praticar a meditação vipassana?

Para aprender esta técnica é necessário ter a orientação de um professor qualificado. Os cursos são realizados em diversas partes do mundo e são feitos através de um retiro, não tendo contato com o mundo exterior.

Eles abstêm-se de leitura e escrita, e suspendem quaisquer práticas religiosas ou outras disciplinas. Durante o tempo de aprendizado, seguem uma programação diária que inclui cerca de dez horas de meditação e também observam o silêncio, não se comunicando com os colegas.

Existem três passos para o treinamento. Primeiro, os estudantes praticam a abstinência de ações que causam danos, como matar, roubar, mentir, má conduta sexual e o uso de entorpecentes.

Em segundo lugar, para os primeiros três dias e meio, os alunos praticam meditação anapana, concentrando a atenção na respiração. Essa prática ajuda a desenvolver o controle sobre a mente indisciplinada.

Estas duas primeiras etapas são necessárias e benéficas, mas são incompletas, a menos que o terceiro passo seja dado: purificar a mente das negatividades. A terceira etapa, realizada nos últimos dias de retiro, é a prática dos ensinamentos de Buda.

Quais são os benefícios?

Os benefícios da meditação vipassana são múltiplos. Sua prática bem sucedida pode tratar casos de depressão, curar muitas doenças relacionadas com o estresse e, no mínimo, adicionar uma sensação de bem-estar.

Todos estes benefícios são efeitos colaterais da sabedoria que surge durante a prática. Um benefício indireto, mas importante deste tipo de meditação, é o aumento da conscientização durante as refeições. Cada vez mais os especialistas estão reconhecendo o papel importante da consciência em uma alimentação saudável e da perda de peso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!