Bem-Estar > Zen

Ioga para crianças? Saiba os benefícios da prática milenar para o público infantil

Por Debora Stevaux 15/05/2018

A yoga é uma prática milenar indiana já bastante conhecida e divulgada entre o público adulto. No entanto, especialistas da área têm apontado os benefícios também para o infantil. A ioga para crianças é disciplina obrigatória em algumas instituições britânicas e norte-americanas devido aos seus inúmeros benefícios para a educação infantil.

Veja também: O que é Yoga? Desmitificando o assunto

Linhas de pesquisa apontam que as vantagens da técnica – quando realizada por dez minutos antes de aula e dez, depois – variam desde a melhora do rendimento escolar, da concentração, do autocontrole, da autoestima e do autoconhecimento.

Já queridinha do público infantil, a prática milenar também ganha adeptos mirins. Saiba porquê a ioga para crianças pode ser transformadora. (Foto: iStock)

No entanto, no Brasil, a prática ainda é incomum e não faz parte da grade curricular da maioria das escolas e atua na contramão dos passatempos preferidos pelos pequenos que, na maioria das vezes, estão todos concentrados em telinhas.

Leia mais: Conheça os 8 tipos de yoga e suas particularidades

Muitas das vezes, os pais e responsáveis que desejam que seus filhos pratiquem, precisam recorrer a professores particulares. Para entreter o público, uma das estratégias é inserir elementos que estimulem o lado lúdico infantil, acrescentando às tradicionais posturas, brincadeiras, músicas e contação de histórias. Além disso, as aulas costumam durar menos, uma média de 40 minutos, aproximadamente.

Embora a ioga seja considerada uma atividade de baixo impacto, o que implica na possibilidade de não ter restrições, é importante que os pais, pelo menos, comuniquem o pediatra e outros especialistas que acompanham a criança sobre a ideia de começarem a prática.

Veja também: Saiba tudo sobre a fly yoga, uma nova modalidade de exercício

Na cidade de São Paulo, um dos lugares que oferecem a modalidade voltada para o público infantil é o Espaço Shanta. A psicopedagoga Cris Pitanga, que possui extensão universitária em yoga pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e atua há 20 anos na área é uma das especialistas que oferece o curso de formação de como ensinar a prática para crianças.

Leia mais: Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Confira abaixo alguns dos aspectos positivos da prática estimulada logo na primeira infância:

  • Melhora do controle respiratório e da dicção;
  • Aguça o autoconhecimento do próprio corpo;
  • Fortalece os músculos e a estrutura óssea, conferido aos pequenos maior força, flexibilidade e equilíbrio dos movimentos;
  • Implantação de noções de respeito entre as crianças, reduzindo a competição;
  • Divertimento;
  • Relaxamento do corpo e da mente;
  • Estímulo do autocontrole;