Bem-Estar > Zen

7 modelos de jardim suspenso para você se inspirar

Por Debora Stevaux 12/09/2018

Sem espaço mas com muita vontade de ter plantas dentro de casa? O jardim suspenso é a opção ideal para você: charmoso e compacto, ele é capaz de repaginar qualquer cômodo da sua casa ou apartamento. No entanto, mesmo que seja mais fácil de manter do que um jardim comum, são necessários alguns cuidados de acordo com as características do cômodo.

https://fortissima.com.br/2018/08/30/dicas-para-para-usar-plantas-suculentas-na-decoracao-da-casa-14833662/

Por exemplo, se for montá-lo dentro do banheiro, prefira espécies que gostam de umidade. Você também precisa prestar atenção na incidência de Sol, se o seu projeto precisa estar mais perto da janela por conta da luminosidade, enfim. E para te ajudar nessa missão, listamos abaixo 7 inspirações que são um charme para você botar a mão na massa – ou melhor, na terra. Então, vamos lá?

7 modelos de jardim suspenso para você se inspirar na hora de montar o seu

  • Na arara

Essa é uma ótima estrutura para ser mantida dentro do quarto. Procure montá-la com variedades que ficam lindas suspensas como a trepadeira e a planta do dinheiro, como é chamada popularmente a  Callisia repens. Você também pode usar a parte inferior da arara para colocar outras plantas ou objetos decorativos. Lindíssimo, né?

  • Usando galhos como sustentação

Os galhos dão um clima mais rústico e, ao mesmo tempo, chique ao ambiente. Use e abuse da criatividade para escolher os ganchinhos, suportes e vasos. Aqui, você pode escolher qualquer tipo de planta, apenas cuide da incidência dos raios solares e regue com regularidade para que as plantas não acabem morrendo, certo? Outro ponto que merece atenção é sobre a espessura do galho e a sustentação: peça ajuda de alguém ou se intere do assunto por meio de tutoriais para não deixá-lo frouxo, porque ele pode cair.

  • Espalhadas pelo cômodo

Esse é uma das melhores formas de dispor plantas grandes e espaçosas como a samambaia. Elas acabam se tornando protagonistas pela sua exuberância e podem ser colocadas tanto no quarto, como na sala. Gostam de Sol e de muita água. A samambaia amazônica é uma das variações mais lindas da planta.

  • Fileira suspensa na parede

Você pode usar uma estrutura de madeira ou prendê-la diretamente na parede. O resultado é simplesmente maravilhoso. Elas podem ser colocadas na mesma altura ou em alturas alternadas, tudo vai depender do seu gosto e projeto decorativo. Dá até para fazer um sistema em que as plantas que precisam de mais água, fiquem embaixo das que não são tão adeptas da umidade, assim a água poderá escorrer para os outros vasos, no caso de lugares alternados.

  • Penduradas em  escadas ou estruturas de madeira

Essa opção é uma das mais charmosas e pode ser feita em qualquer cômodo – sala, varanda, banheiro, quarto, enfim. As plantas também podem ser de várias espécies, como orquídeas, samambaias, trepadeiras, suculentas etc. Tudo depende do seu gosto e das condições do ambiente, é claro.

  • Numa estrutura suspensa de madeira no teto

Essa é uma opção mais trabalhosa, no entanto, todo o esforço desprendido é proporcional ao resultado maravilhoso. Geralmente, essa é uma estrutura ideal para decorar a sala e pode ser feita num cantinho mais zen, com pufes e tapetes, por exemplo. Caixotes, vasos grandes e pequenos estão inclusos. Deixe a criatividade tomar conta do seu projeto!

  • Suspensas em kokedamas

Esses arranjos de plantas aéreas fazem parte de uma técnica japonesa. Essa alternativa é excelente para suspender sem fazer uso de jardineiras. Elas podem ser usadas para decorar um corredor, a sala, o quarto e até mesmo a cozinha. Brinque com a altura dos ganchos e a decoração ficará surpreendente.