Especialidades

Aparelho para apneia do sono diminui risco de doenças

Por Redação Doutíssima 25/05/2014

Quem sofre de apneia obstrutiva do sono, acaba parando de respirar por alguns segundos ao longo de várias vezes durante a noite. É em razão da retomada da respiração após a parada que as pessoas acabam, muitas vezes, roncando.

No entanto, o fato de roncar não é o único problema gerado pela apneia do sono. Há um perigo maior relacionado à doença. Como é gerado um grande estresse para o coração durante esta parada de respiração, a apneia do sono aumenta consideravelmente o risco de eventos como ataques cardíacos e derrames.

aparelho para apneia do sono

Acoplada a uma máscara, o aparelho CPAP ajuda a manter as vias aéreas abertas. Foto: Shutterstock

A boa notícia para os portadores desta condição é que, com o avanço da tecnologia médica, pesquisadores conseguiram desenvolver um aparelho para apneia do sono que é capaz de enfrentar o problema com grande eficácia.

Conheça o aparelho para apneia do sono

O uso de um aparelho para apneia do sono, chamado CPAP, é o método com maiores benefícios para o tratamento da apneia do sono, diminuindo o risco de doenças. O CPAP é uma máquina que, acoplada a uma máscara, ajuda a manter as vias aéreas abertas ao mandar ar para os pulmões.

O aparelho para apneia do sono gera um fluxo de ar contínuo, aplicando uma pressão positiva sobre os tecidos da garganta, permitindo que o ar passe livremente pela faringe.

O equipamento pode salvar as vidas de indivíduos com apneia obstrutiva do sono grave. O uso do aparelho para apneia do sono é tão importante para coração quanto os comprimidos para a hipertensão ou diabetes.

Antes de se fazer uso do aparelho para apneia do sono, é necessário determinar individualmente o nível de pressão mais adequado para resolver a apneia do sono, o que deve ser feito por meio de polissonografia.

Identificando a apneia

Antes de pensar em adquirir um aparelho para apneia do sono, no entanto, é importante descobrir se é esta condição que está atrapalhando a sua noite. Uma pessoa que ronca não necessariamente sofre de apneia do sono, mas pode vir a desenvolvê-la.

O ronco é um sinal de que há dificuldades respiratórias. Já a apneia é o estágio mais avançado do ronco e acontece quando a passagem do ar pela garganta está totalmente obstruída e há interrupção da respiração.

O sobrepeso, por dificultar a respiração, também favorece o surgimento de apneia, assim como indivíduos que tem a língua muito grande, com o queixo pequeno ou voltado para trás. Acordar no meio da noite com sufocamento e sensação de que o corpo não descansou o suficiente são alguns sinais deste problema.

A doença não se restringe aos adultos, podendo também acometer as crianças. A situação mais comum que provoca o ronco e a apneia em menores é o aumento das amígdalas, mas ela ainda pode ser derivada da obesidade e do formato da língua, pescoço e queixo da criança.

Riscos da apneia

Atingindo tanto homens quanto mulheres, a apneia do sono aumenta em 3,5% a chance de a vítima morrer por problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral, em comparação com quem não sofre deste mal.

Reside aí a importância de se diagnosticar a doença assim que se observar os primeiros sintomas, bem como buscar o tratamento, que pode se dar por meio do aparelho para apneia do sono.

Em indivíduos com doenças do coração  e hipertensão arterial, a busca ativa dos sintomas deve ser realizada. O teste de registro de sono, chamado, polissonográfico, de noite inteira, realizado em um laboratório do sono, constitui o método diagnóstico padrão da apneia do sono.

 

 

Saiba mais:

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento

Máscara ajuda a mudar os padrões do sono

Café a tarde pode atrapalhar o sono

Acabe com o ronco e a apneia do sono: procure um ortodontista

10 dicas para melhorar seu sono

Solução natural para apnéia

Saiba mais sobre o ronco