Fertilidade

Baby planner ajuda nos preparativos para a chegada do bebê

Por Redação Doutíssima 26/11/2015

A preparação para o nascimento do bebê pode ser uma temporada de estresse para novas mamães ou quem mantém uma rotina intensa de trabalho. Por isso, um novo tipo de profissional surgiu para atender essa necessidade. Trata-se do baby planner. 

 

A novidade nada mais é do que um serviço de assessoria à maternidade que gerencia todas as coisas que precisam ser feitas antes da chegada do bebê e ensina até como cuidar do recém-nascido.

baby planner shutterstock doutissima

Baby planner ajuda desde a escolha das roupas até a fazer o registro de nascimento do bebê. Foto: Shutterstock

 

Como atua um baby planner

Quando as noivas ficam sobrecarregadas com o planejamento de um casamento recorrem frequentemente a cerimonialistas para a orientação necessária. Agora, as mulheres grávidas podem fazer o mesmo. O baby planner ajuda a avaliar brinquedos e móveis com segurança, facilita o registro do bebê e até mesmo auxilia na escolha do nome.

 

Esse tipo de profissional se tornou popular através do programa de tevê americano Pregnant in Heels (grávidas de salto alto, em tradução literal). Nele, uma assessora de maternidade ajuda mulheres ricas a planejar o nascimento do bebê, conciliando vidas luxuosas, trabalho e desejos.

 

Rapidamente esse tipo de profissional se espalhou ao redor do mundo, oferecendo vários pacotes de serviços para atender as necessidades de cada grávida. Por exemplo, o serviço contratado muitas vezes é completo – alcançando o planejamento de toda a gravidez e do nascimento, respondendo todas as perguntas e discutindo aspectos da gestação.

 

Além disso, esse serviço é capaz de fazer uma avaliação em casa e descobrir possíveis ameaças ao filho que está por vir. Caso você não tenha tempo ou não saiba o que comprar, o profissional pode ir às compras com você e avaliar o que é estritamente necessário.

 

Ele também é capaz de organizar eventos como chá de fralda ou então ajudar na escolha de médicos, babás, maternidades, decoração do quarto e tudo mais relacionado a essa fase da vida. Quando a hora está chegando, o baby planner também pode auxiliar com dicas sobre a hora do parto e cuidados imediatos após o nascimento – como trocar uma fralda, por exemplo.

 

No entanto, essa comodidade toda tem um preço. Esses profissionais podem custar bastante caro.

 

Preciso de uma assessoria durante a gravidez?

Nem todo mundo precisa de um baby planner. Esse serviço talvez não seja necessário para aquelas mães que têm tempo para preparação ou parentes e amigos dispostos a ajudar. Porém, se você estiver sobrecarregada com os detalhes pré-bebê ele pode ser uma excelente alternativa.

 

Ao escolher é preciso optar por alguém de confiança. Talvez a melhor maneira de acertar na escolha é conseguir indicação de conhecidos que já tenham usado esse tipo de serviço. Além disso, reserve um tempo para conversar e entrevistar alguns. Conheça sobre ele pontos como filosofia, áreas de foco e personalidade antes de contratar o serviço.

 

Os planejadores de bebê têm o objetivo de auxiliar no alívio da pressão e na garantia de que esse seja um processo divertido e agradável. É que para muitas mamães essa mudança de vida pode ser estressante, o que muitas vezes não é positivo para o bebê que está por vir.

 

O estresse durante a gravidez está relacionado ao desenvolvimento motor da criança, segundo um estudo da Universidade de Notre Dame, da Austrália. Os cientistas observaram que quando experimentado durante a gravidez ele está associado ao comportamento dos filhos e aos resultados mentais e cognitivos da infância à adolescência. A pesquisa foi publicada na revista Child Development.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!