Especialidades

Veja como combater os sintomas da TPM e viver dias mais tranquilos

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

TPM quer dizer Síndrome de Tensão Pré-Menstrual. A TPM é um conjunto de sintomas que a mulher sente na segunda fase do ciclo menstrual. Os sintomas da TPM podem ser físicos e comportamentais e muitas vezes, afetam diretamente a vida social da mulher.

Toda mulher tem TPM, porém em algumas a fase passa despercebida, mas em outras os sintomas são tão severos que elas precisam de um tratamento.

sintomas-da-tpm

Mulheres podem encontrar soluções para combater o estresse da TPM. Foto: Shutterstock

Segundo os ginecologistas, a TPM ocorre devido à variação da concentração hormonal no decorrer do ciclo menstrual. O tratamento vai depender dos sintomas que se manifestam na mulher e pode incluir modificações alimentares, comportamentais e até tratamentos com remédios. Lembrando que os tratamentos devem ser receitados por um especialista.

Principais sintomas da TPM

Os sintomas variam de mulher para mulher, e entre os principais estão retenção de líquido, deixando uma sensação de inchaço, dor nas mamas, dor de cabeça, cansaço, náusea, oleosidade no cabelo e na pele, tontura, insônia e sonolência.

Além dos sintomas físicos, a TPM também provoca sintomas psicológicos como tristeza, mudança de humor, depressão, irritabilidade, agressividade, baixa autoestima, dificuldade de concentração, ansiedade e choro excessivo.

Os sintomas da TPM também podem ser comportamentais, como alterações na libido, muitas vezes deixando a mulher indisposta para ter relações sexuais, além de alterações no apetite.

Dicas para conviver bem e lidar com os sintomas da TPM

Os sintomas da TPM podem e devem ser minimizados, proporcionando à mulher uma vida mais tranquila durante a síndrome. Mudar os hábitos alimentares pode ser o primeiro passo para acabar com estes problemas. Uma alimentação saudável rica em fibras, frutas e verduras, ajuda a combater o mau humor durante a síndrome.

Geralmente, durante a TPM, a mulher sente mais vontade de comer doces. Especialistas alertam que, embora o corpo peça este açúcar em razão da queda de serotonina no organismo, o melhor é não comer doces.

Além de engordar, alimentos ricos em açúcar facilitam a retenção de líquidos, assim como comidas ricas em sódio. Se você tem vontade de comer doce, prefira frutas mais adocicadas, isto vai eliminar a sua vontade e não irá prejudicar a sua saúde.

Evite alimentos e bebidas que aumentem a ansiedade como café, chá verde, refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral. Se você sofre de dor de cabeça durante a TPM uma boa dica é não fumar.

Para aliviar os sintomas da TPM, outra boa dica é praticar exercícios físicos, pois aliviam o estresse e a tensão deste período. Além disso, praticar atividades físicas melhora a depressão e aumenta a autoestima.

De preferência, faça exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação, entre outros. Eles são os mais indicados pois liberam endorfina no organismo.

Se você se sente muito inchada durante a Síndrome de Tensão Pré-Menstrual, insira na sua alimentação alimentos diuréticos como chuchu, morango, melancia e agrião. Segundo pesquisas, alimentos ricos em cálcio e vitamina C também ajudam a diminuir os sintomas da TPM.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!