Guia dos Dentes

Dente quebrado, e agora? Veja o que você deve fazer nesses casos

Por Redação Doutíssima 23/09/2014

Uma situação muito constrangedora é perceber que você está com um dente quebrado. No entanto, o desconforto com o problema faz com que muitas pessoas não saibam o que fazer diante desses casos.

Dente quebrado requer auxílio especializado

O primeiro passo é, se possível, procurar um dentista em um período entre duas ou três horas após a quebra. Isso é importante, pois esse é o tempo em que é possível restaurar os danos do dente quebrado sem que haja problemas na sua estrutura. Ao passar desse tempo, caem as chances de você reviver o dente, pois aumenta a possibilidade de uma infecção ou da perda do que restou.

dente-quebrado

Dentes podem quebrar durante a alimentação e socorro deve ser especializado. Foto: Shutterstock

Caso seja possível, guarde os pedaços do dente quebrado. Isso pode ser feito se você estiver consciente da hora da quebra e não engolir os pedaços do dente. Também é indicado cuspir qualquer coisa que estiver em sua boca. Feito isso, tente identificar o que é fragmento do dente e o que é alimento – se essa for a causa da quebra.

Ao perceber um dente quebrado,procure lavar os pedaços em água corrente para eliminar fragmentos de comida ou saliva. No entanto, é preciso tomar cuidado para não perder os pedaços na pia.

Busque o alívio da dor

A quebra de um dente também causa dor. Por isso, pode ser indicado tomar um remédio para aliviar a dor. Um remédio anti-inflamatório não-esteroide, como o ibuprofeno, ou outro analgésico, como paracetamol, aliviará a dor antes que o médico ou dentista forneça um medicamento tópico mais forte específico para esse tipo de acidente.

Outra indicação é que seja feito um gargarejo com água salgada e quente. Esse tipo de ação tem como objetivo afastar uma possível infecção. Também é importante parar qualquer sangramento, aplicando gazes no local afetado por 10 minutos. Se a gaze não interromper o sangramento, lave a boca com um pouco de água fria. O frio contrai vasos sanguíneos, ajudando a conter o sangramento.

Não trate o dente quebrado em casa

Evite tratar um dente quebrado em casa. Um dentista deve ser consultado em qualquer momento, em casos de sensitividade durante a alimentação ou por conta de mudanças na temperatura. A dor constante também é um sinal de que a fratura danificou o nervo e o tecido vivo no dente.

Caso não tenha frequentado o dentista há algum tempo e possua o temor de que o dente seja suscetível à quebra, tome certas precauções: não mastigue objetos duros (como pipocas ou gelo), não ranja os dentes e use protetores bucais sempre que praticar esportes de contato. Pequenas atitudes podem auxiliar você a prevenir a possibilidade de quebrar um dente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!