Pele

Como tratar a acne leve: o que fazer para não agravar o quadro

Por Redação Doutíssima 25/09/2014

Espinhas são um incômodo para qualquer pessoa. Embora seja mais comum seu aparecimento em adolescentes ou gestantes, em razão das alterações hormonais que esse grupo de pessoas experimenta, todos estamos sujeitos à acne. Nossa sorte é que nem sempre a acne “vem com tudo” e basta saber como tratar a acne leve.

Diante desse cenário, a melhor coisa a fazer é tratar logo do problema para evitar que ele se agrave. E é possível fazer isso utilizando alguns hábitos e produtos que encontramos nas farmácias, sem tomar muito do nosso tempo. Quer saber como tratar a acne leve? Confira nesse artigo algumas dicas.

como-tratar-a-acne-leve

Tratar a acne em sua fase leve é importante para evitar agravamento do quadro. Foto: Shutterstock

Como tratar a acne leve com novos hábitos

Higiene

Ter bons hábitos de higiene é fundamental para não deixar que um quadro de acne leve se agrave. Por isso, é importante lavar o rosto todos os dias, no mínimo duas vezes, de preferência ao acordar e antes de ir dormir.

Essa é uma maneira natural de reduzir a oleosidade da pele e eliminar as bactérias causadoras da acne. Depois, não esqueça de secar bem a pele.

Limpador facial

Uma boa maneira de aprender como tratar a acne leve é usar um limpador ou demaquilante facial suave. Muitas vezes, as pessoas acreditam que ao menor sinal de aparecimento das espinhas, é preciso investir em produtos fortes para combatê-las, mas isso é um erro.

Esse tipo de produto tem a capacidade de retirar de forma suave as sujidades e a oleosidade da pele, mas sem ressecá-la, sendo um ótimo aliado nessas horas.

Como tratar a acne leve com cremes

Os cremes com peróxido de benzoíla são uma outra forma de descobrir como tratar a acne leve. É possível encontrar essa fórmula na forma de creme ou de gel. Ela oxigena e limpa os poros, matando as bactérias causadoras da acne.

Fique atenta, porém, para a concentração, que varia de 2,5% a 10% na maioria dos compostos vendidos nas farmácias. Como estamos falando de acne leve, o ideal é usar a concentração mínima, ou seja, de 2,5%.

Lembre-se que o peróxido de benzoíla tem vários benefícios, mas dependendo do seu uso ele pode ocasionar ressecamento ou irritação da pele – então, comece como a sua acne, de forma leve, e veja qual será a reação.

O ácido salicílico também pode ser uma boa aliada de como tratar a acne leve, sendo encontrada em diversas formas nas farmácias. Seus benefícios são a remoção das células mortas, impedindo assim a obstrução dos poros – que pode causar a acne.

Da mesma forma como acontece com o peróxido de benzoíla, é preciso estar atento ao nível de concentração – é que ela pode ser bastante irritante e causar o ressecamento da pele. Então, opte pela menor concentração, que fica na casa dos 0,5%.

Dicas adicionais

Você já conferiu que não é difícil entender como tratar a acne leve. É importante, porém, ficar atenta a algumas questões relevantes. Em primeiro lugar, o ácido salicílico não deve ser utilizado em conjunto com o peróxido de benzoíla – ou seja, você opta por uma substância ou outra.

Além disso, mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar não devem tentar a automedicação, mas sim procurar um médico que poderá prescrever produtos ou remédios compatíveis com esse estado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!