Pele

Esfoliação deixa a pele renovada e pronta para a hidratação

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Muitas pessoas desejam uma pele lisinha, livre de imperfeições e saudável. A esfoliação é parte do processo para conquistar tudo isso. Trata-se de um dos procedimentos para a renovação celular: elimina as células mortas e deixa a pele pronta para a hidratação.

 

O mercado está repleto de produtos esfoliantes e você deve contar com a ajuda profissional para escolher o que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

 

Esfoliantes agem fazendo uma espécie de “polimento” na pele, chamado de microabrasão, removendo parcialmente a camada formada pelas células mortas, e o manto lipídico, que mantém e retém a umidade da cútis.

esfoliacao

Esfoliar a pele é importante para remover células mortas e manter a hidratação do corpo. Foto: Shutterstock

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), retirar as células mortas da pele é uma excelente maneira de estimular a renovação celular e manter uma aparência mais viscosa ao rosto.

Esfoliação diminui acnes e manchas

A importância da esfoliação também consiste na eliminação de acnes, marcas, manchas e aspereza. Ao estimular a produção de células novas por meio de mais colágeno, o processo também resulta em uma pele mais hidratada.

Os produtos destinados ao procedimento são oferecidos em diferentes tipos de apresentação, podem ser cremes, loções, sabonetes, gel, óleos, entre outros.

Todos eles têm em sua composição partículas esfoliantes que também podem variar entre as de origem vegetal, como sementes e cascas, ou sintéticas, que podem ser mais ou menos abrasivas, de acordo com o local que será esfoliado. Os tipos de esfoliantes também se dividem para rosto, corpo, mãos e pés. Cada local recebe um processo específico.

É importante salientar que esfoliar a pele em excesso pode provocar danos, além da acabar com a proteção natural, pode machucar a pele.  Especialistas aconselham a esfoliar a pele de duas a três vezes por semana, mas é preciso estar atenta, pois isso depende muito de seu tipo de pele.

No caso de peles muito oleosas, o mais indicado é esfoliar a cada 15 dias, pois o processo pode acabar com a camada que protege naturalmente a pele de fungos e bactérias. Para as que têm a pele seca, o procedimento não é adequado, pois o manto lipídico nessas pessoas é escasso. O ideal nesses casos é usar óleo para hidratação.

 

Esfoliação em casa

Embora os esfoliantes industrializados ofereçam mais tecnologia e sejam mais abrasivos, você pode fazer em casa mesmo o seu produto para esfoliação. Abaixo, confira algumas receitas bem práticas.

1. Facial

O mais indicado é que o procedimento no rosto seja feito antes da depilação e da limpeza de pele

Ingredientes:

– 1 colher de açúcar cristal

– 1 colher de mel e uma pequena porção de creme hidratante.

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e aplicar em todo o rosto fazendo movimentos circulares. Após enxaguar bem o rosto, use uma loção adstringente para fechar os poros. 

 

2. Pés

É importante esfoliar os pés para evitar as indesejáveis rachaduras e ressecamentos. Faça uma vez por semana.

Ingredientes:

– 1/2 colher de fubá

– 1 colher de gérmen de trigo

– 1 colher de açúcar mascavo

– 1 colher de óleo de amêndoas

– 1 colher de azeite de oliva

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e aplicar nos pés. Após a esfoliação, você deve retirar os produtos dos pés com água morna e usar um hidratante. Atenção, esfolie somente a planta dos pés.

3. Mãos

Esfoliar as mãos é fundamental para amenizar os efeitos de agentes como produtos de limpeza e do tempo, como vento e sol.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de aveia

– 3 colheres de sopa de leite

– 1 colher de chá de mel

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a aveia e o leite. Em seguida, acrescente o mel e misture bem. Espalhe pelas mãos com movimentos circulares, massageando-as. Elas ficarão esfoliadas e hidratadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!