Foi ao dermatologista e ouviu dele o diagnóstico de acne vulgar? Calma, esse não é um novo tipo de acne, e sim o termo utilizado para descrever a acne comum. A maioria das pessoas sofre com cravos e espinhas em algum momento de suas vidas. A acne vulgar pode ser leve para algumas pessoas, com apenas algumas manchas aqui e ali. Mas, para outros, ela pode ser bem mais grave. Por isso, vamos descobrir agora quais são os principais sintomas desse tipo de acne e como é o tratamento da acne vulgar.
Os sinais e sintomas da acne vulgar
A acne vulgar é caracterizada por comedões não-inflamatórios, abertos ou fechados, e por pápulas inflamatórias, pústulas e nódulos. Esse tipo de acne afeta as áreas da pele nas quais se localizam muitos folículos sebáceos, como por exemplo, a face, a parte superior do tórax e as costas.
Os sintomas locais de acne vulgar podem incluir dor, sensibilidade ou eritema. Em casos mais graves, é possível ter febre associada à acne. Para tratar, é necessário encontrar o tratamento da acne vulgar segundo o grau de gravidade da mesma. Para isso, é necessário conhecer através de exames o grau da acne vulgar.
Tratamento da acne vulgar
O tratamento da acne depende da gravidade, por isso pode variar se você tiver um tipo leve, moderado ou grave. Às vezes, o seu médico irá combinar tratamentos para obter os melhores resultados e para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes aos medicamentos. O tratamento pode incluir loções que você deve colocar sobre as manchas ou na pele inteira, assim como pode tomar medicamentos por via oral.
Acne leve
O tratamento da acne vulgar leve pode incluir:
– Limpeza suave com água morna e sabonete neutro ou específicos para pele com acne
– Aplicação de peróxido de benzoíla
– Aplicação de ácido salicílico. Se esses tratamentos não funcionarem, você deve retornar ao dermatologista, para que ele prescreva uma loção antibiótica.
Acne moderada a grave
Às vezes, a acne necessita de tratamento com medicamentos mais fortes ou uma combinação de terapias. As manchas mais profundas, como nódulos e cistos, são mais propensas a deixar cicatrizes. Como resultado, o médico pode indicar antibióticos orais para iniciar o processo de cicatrização. Esse tipo de acne necessita de uma combinação de várias terapias.
O tratamento da acne vulgar moderada à grave pode incluir:
– Aplicação de peróxido de benzoíla
– Drenagem de grandes espinhas e cistos por um médico
– Prescrição de antibióticos géis, cremes ou loções
– Prescrição de retinóides
– Aplicação de ácido azeláico
– Antibióticos orais prescritos
– Retinoides orais, como a isotretinoína.
Indicações para o tratamento da acne vulgar
Algumas mulheres podem encontrar medicamentos que ajudam a reduzir as variações hormonais, como contraceptivos orais. Além disso, também é importante manter um regime regular de cuidados com a pele. A acne não é causada pela falta de limpeza ou má higiene, mas um bom cuidado diário da pele é sempre útil.
Quando manter um tratamento com medicamentos, lembre-se de que eles nem sempre atuam com sucesso em qualquer pele. Por isso, pode demorar um pouco para encontrar o tratamento da acne vulgar correto. Essa situação pode ser bem frustrante, mas mantenha o seu tratamento o tempo suficiente para ver os resultados.
E o mais importante: não deixe de consultar o dermatologista e não use remédios sem prescrição adequada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!