Dieta

Perder peso muito rápido pode ser nocivo à saúde. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

Se você está acima do peso e iniciou um plano de emagrecimento, pode estar com a ansiedade a mil para ver os quilos indo embora da balança. Embora a perda de peso em poucos dias pareça um sonho, existem algumas razões para você evitar perder peso muito rápido.

Por que evitar perder peso muito rápido

O consenso entre todos os especialistas é que o emagrecimento deve ser lento e constante, e por isso, perder até um quilo por semana é o ideal. A medida reduz o risco de efeitos colaterais não desejados e também aumenta a probabilidade de que você vai ser capaz de mantê-lo.

Confira nesse artigo quais são os efeitos de perder peso muito rápido para a sua saúde e veja se isso realmente vale a pena.

perder-peso-muito-rápido

Perda de peso em pouco tempo pode trazer série de riscos para o organismo. Foto: Shutterstock

Pode danificar o fígado

O abuso de álcool não é o único fator que coloca em risco a saúde do seu fígado. Perder peso muito rápido é um fator de risco para doença hepática gordurosa não alcoólica. A questão de fundo é: rápida perda de peso de 4 quilos ou mais por semana pode acabar prejudicando o seu fígado, de acordo com a Harvard Medical School.

Aparecimento de cálculos biliares

Os cálculos biliares são uma das complicações mais comuns quando se começa a perder peso muito rápido. Você tem uma chance maior de desenvolver cálculos biliares se você perder 3 quilos ou mais por semana do que se você perder peso de forma lenta e gradual. Os cálculos biliares são pedras sólidas feitas de colesterol que se formam em sua vesícula biliar – um órgão que armazena a bile para a digestão de gordura.

O emagrecimento rápido pode evitar que a vesícula biliar se esvazie adequadamente ou causar um desequilíbrio nos sais biliares e colesterol, fazendo com que os cálculos biliares se formem.

Prejudica o funcionamento do organismo

Manter o equilíbrio de eletrólitos é fundamental para a sua saúde. Mas quando você perde uma quantidade significativa de peso de forma muito rápida, boa parte deste peso perdido é de água. Com isso, a perda de líquidos pode perturbar o equilíbrio de minerais do corpo.

Seus músculos, incluindo o músculo cardíaco, dependem do equilíbrio eletrolítico adequado, já que são eles que transportam a carga elétrica e desempenham um papel importante na contração dos músculos e para fazer o seu coração bater de modo adequado.

Perder peso muito rápido afeta metabolismo

Perder peso muito rápido pode colocar o seu corpo em modo de sobrevivência, onde ele faz algumas adaptações para diminuir o consumo de energia. Alguns pesquisadores relataram o problema durante um experimento com pacientes obesos que perderam rapidamente uma grande quantidade de peso.

O estudo descobriu os participantes experimentaram um declínio muito significativo na taxa metabólica de repouso, o que se refere à quantidade de calorias que você queima em repouso. A diminuição foi fora da proporção com a quantidade de peso perdido e persistiu após os participantes atingiram o seu peso ideal.

Os pesquisadores concluíram esta diminuição significativa no metabolismo pode colocar em risco de recuperar o peso. Por isso, se você quer perder peso muito rápido, veja se realmente vale a pena.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!