Dieta

Combata a gula com uma receita de brigadeiro de café saudável

Por Redação Doutíssima 02/09/2015

São só dois ingredientes: leite condensado e chocolate em pó. Mas isso é o suficiente para colocar abaixo uma dieta. Se está difícil resistir à tentação de se jogar em uma panela de brigadeiro, optar por uma receita de brigadeiro de café é uma boa e deliciosa opção.

 

Além de reduzir a quantidade de calorias, substituir o chocolate em pó por cacau e café vai deixar o seu doce favorito muito mais saudável e igualmente saboroso. Desde que você opte também pelo leite condensado light.

brigadeiro de cafe

Ao optar pelo cacau, é possível deixar a receita de brigadeiro saborosa e mais saudável. Foto: iStock

 

Benefícios do café

Diferentes pesquisas realizadas em universidades do mundo todo mostram diferentes benefícios do café para a saúde, embora a recomendação seja sempre de consumir doses moderadas de cafeína, para evitar efeitos adversos, como insônia, nervosismo e alteração do ritmo cardíaco.

 

A receita de brigadeiro de café leva 100 ml da bebida, equivalente a uma xícara de café, dose que fica dentro da recomendação diária da maioria das pesquisas, que varia entre duas a quatro xícaras.

 

Um estudo da Universidade Johns Hopkins, por exemplo, testou a memória de 160 voluntários durante 24 horas. Os cientistas perceberam que quem tomou comprimidos de cafeína teve um desempenho melhor nos testes de memória do que os voluntários que tomaram placebos.

 

Outro estudo recente, realizado na Harvard School of Public Health, demonstrou resultados positivos especialmente para mulheres que bebem café. Segundo a pesquisa, o índice de depressão é 20% menor entre mulheres que bebem café diariamente.

 

Benefícios do cacau

O cacau é a matéria-prima do chocolate, mas suas propriedades são melhor preservadas na forma original, diferentemente do achocolatado em pó usado na receita de brigadeiro.

 

No caso do brigadeiro de café, você vai usar cacau em pó na massa e também para enrolar, lembrando a essência do chocolate, mas com mais benefícios à saúde – e bem menos calorias.

 

Estudos da Universidade de Linkoping, na Suécia, mostraram que catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados no cacau, podem inibir uma enzima conhecida por elevar a pressão arterial e desencadear quadros cardiovasculares. Por isso, o cacau pode ajudar na prevenção de doenças do coração e diabetes.

 

Os flavonoides presentes no cacau também melhoram o humor, pois estimulam a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, e de serotonina, hormônio associado ao prazer.

 

Eis a garantia de que o brigadeiro de café vai te dar aquela sensação de bem-estar que o chocolate daria – e você pode comer com bem menos culpa.

 

Receita de brigadeiro de café

Ingredientes:

 

– 150ml de leite condensado light

– 100ml de café coado (pode usar café expresso, se preferir)

– 1 colher de sopa de cacau em pó

 

Modo de preparo:

 

Em uma panela antiaderente, despeje o leite condensado, o café e o cacau. Mexa até engrossar ao ponto de brigadeiro. Deixe esfriar. Use óleo de coco nas mãos para enrolar os brigadeiros. Passe no cacau em pó para dar o toque final.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!