[the_ad_group id="16401"]
Dieta

O que é a dieta paleo e como ela funciona

Por Redação Doutíssima 11/01/2015

dieta paleo é baseada no perfil de alimentação que nossos ancestrais do período paleolítico tinham. Daí o nome paleo. Esta dieta não pode ser considerada um regime, mas sim uma reeducação alimentar, pois promove o emagrecimento de forma gradual e saudável, sem que o indivíduo passe fome.

É, assim, uma ótima maneira de evitar o efeito sanfona e o abalo psicológico possível em caso de dietas muito restritivas.

dieta paleo

Carnes e outras formas de proteínas estão presentes na chamada dieta paleo. Foto: iStock, Getty Images

Dieta paleo é baseada em alimentos naturais

Você já pensou para pensar como era a alimentação há 2,5 milhões de anos, durante a chamada Idade da Pedra Lascada, ou Era Paleozóica? Neste período o homem ainda não havia desenvolvido a agricultura, portanto, não plantava nem cozinhava. As refeições eram à base de peixe, carne e frutas.

Mesmo assim, nossos ancestrais eram fortes e resistiam às condições do clima e aos ataques de animais e de outras tribos, diferentes das suas. Pois bem, a dieta paleo tem as mesmas premissas da alimentação daquele tempo. A ideia é fazer com que se coma apenas frutas, verduras e proteína, evitando carboidratos, processados, massas, leite e bebidas alcoólicas.

Não há uma quantidade máxima de alimentos permitidos, por isso, você não precisa ficar controlando as calorias ingeridas em cada refeição. Como alimentos gordurosos, processados e industrializados não fazem parte da dieta paleo, você emagrece naturalmente.

Extremismo é proibido na dieta paleo

Na dieta paleo o carboidrato é retirado, principalmente, se a origem dele for de algum alimento industrializado ou processado, como biscoitos ou massas, por exemplo.

A ausência desse nutriente, que é um dos principais fatores para o ganho de peso, no entanto, não fará mal a saúde da pessoa. Nosso organismo tem a capacidade de gerar energia através da gordura e do açúcar das frutas e verduras.

Quem decide por fazer a dieta paleo também não precisa retirar os industrializados e os doces de uma vez só. Nesta dieta extremismo é proibido. O ideal é ir retirando os alimentos restritos gradativamente, um a um. Assim seu organismo não te boicotará e não sentirá falta desses alimentos.

Alimentos permitidos

A dieta paleo é baseada em fornecer ao organismo alimentos naturais, que sempre estiveram à disposição do homem. As refeições são feitas de forma a não sobrecarregar o organismo, mas sim promover a harmonia entre o ser humano e o que ele consome. Os alimentos permitidos na dieta são:

 

  • Todos os tipos de carne, evitando consumir a gordura, vísceras (fígado, rim, coração) frutos do mar e peixes ricos em ômega-3
  • Frutas e verduras
  • Azeite de oliva à vontade
  • Em pequenas porções: arroz, cenoura, banana, tapioca, batata, beterraba, batata-doce, abacate
  • Temperos: salsinha, cebolinha, alho, cebola e ervas
  • Evite o sal, e se necessário, apenas uma pitada.

Alimentos que devem ser evitados

  • Leite e margarina
  • Açúcares, feijão, massas e bolos
  • Chocolate, sorvete, salgadinhos, balas e doces
  • Grãos como soja, trigo e seus derivados
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas industrializadas, suco de pacotinho e refrigerante

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]