Receitas

Confira 4 receitas de papinhas vegetarianas para o lanche do seu bebê

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Ao longo da vida, os alimentos desempenham um papel essencial no desenvolvimento da criança. Durante o primeiro ano, a amamentação e a introdução de novos alimentos deve ser controlada para evitar problemas nutricionais.

Nesta etapa de transição, frutas e legumes são essenciais por conterem altos índices de vitaminas e nutrientes, que são muito importantes para o bebê. Por isso, as papinhas vegetarianas são uma ótima maneira de manter os pequenos saudáveis, e não são difíceis de fazer. Veja como preparar quatro receitas especiais.

papinhas-vegetarianas

Prepare papinhas saudáveis para o bebê com as nossas dicas. Foto: Shutterstock

4 opções de papinhas vegetarianas

1. Abóbora, cenoura e milho

Esta deliciosa opção de alimento para o seu bebê usa três ingredientes que os pequenos adoram. Porém, é mais seguro introduzir o milho a partir dos 6 meses e apenas dar uma pequena quantidade misturada com outros vegetais, pois é rica em fibras.

Ingredientes

300g de  abóbora, descascados e picados

1 cenoura média (aproximadamente 75g) em fatias

40g de milho doce, congelado ou enlatado

Modo de Preparo

Coloque a abóbora e a cenoura em uma panela e cubra com 150 ml de água fervente. Cubra e cozinhe por 7 minutos. Adicione o milho e continue a cozinhar por mais 3 minutos. Depois, em um mixer ou liquidificador, bata até formar um purê.

2. Iogurte com banana e damasco

Esta receita também combina perfeitamente com outras frutas como pêssego, manga e morangos. Os ingredientes são de fácil digestão e são bons para o tratamento da constipação e diarreia.

Ingredientes

4 damascos secos picados

3 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de iogurte natural

1 banana madura média

Modo de Preparo

Coloque os damascos em uma panela, cubra com água, leve para ferver em fogo baixo de 2 a 3 minutos. Depois, coloque no liquidificador junto com o iogurte e a banana e bata até obter um purê, como nas outras papinhas vegetarianas.

3. Couve flor com brócolis

Este purê simples, mas saboroso, vai aumentar o consumo de cálcio e vai ajudar ao seu bebê aos poucos a ir mudando a consistência dos alimentos para outras papinhas vegetarianas ou tradicionais.

Ingredientes

100g de brócolis

100g de couve-flor

100 g batata 100g

190ml de leite

Modo de Preparo

Descasque e corte a batata em cubos. Depois, corte o brócolis e a couve-flor, removendo qualquer caule e mantendo as florzinhas. Coloque os legumes em uma panela, adicione o leite, deixe ferver, em seguida, cozinhe por cerca de 12-15 minutos, até ficar macio. Retire do fogo e amasse até a consistência certa das papinhas vegetarianas para o seu bebê.

4. Purê de raízes

As raízes que fazem parte desta receita possuem um sabor naturalmente doce e o seu purê fica com uma consistência lisa, por isso é uma ótima opção para o primeiro alimento do dia.

Ingredientes

200 g de batata-doce, descascadas e picadas

200g de cenouras, descascadas e picadas

100g de nabo, descascado e picado

Modo de Preparo

Cozinhe os vegetais no vapor por aproximadamente 20 minutos ou até ficarem macios. Cozinhar no vapor é a melhor maneira de preservar os nutrientes das papinhas vegetarianas, mas se você não tem uma panela que cozinhe a vapor, coloque os legumes em uma panela e apenas cubra com água fervente. Misture os legumes até formar um purê,  adicionando um pouco da água fervida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!