Especialidades

Veja quais são os principais fatores de risco de infarto em mulheres

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Uma pesquisa realizada pelo laboratório Cassandre, da França, demonstrou que há menor preocupação quanto ao risco de infarto em mulheres do que em homens.

Risco de infarto em mulheres pode ser subestimado

Perguntadas a respeito, 30% das mulheres francesas consideraram que o infarto é menos frequente no sexo feminino. Além disso, esse levantamento revelou que ao aparecem os primeiros sintomas, apenas 48% delas os relacionam com problemas cardíacos e, pior, tão-somente 33% delas pensam que podem ser sinais de infarto.

risco-de-infarto-em-mulheres

Comum nos homens, infarto está entre as principais causas de morte de mulheres. Foto: Shutterstock

O levantamento francês se mostra preocupante, pois conforme dados da Organização Mundial de Saúde, o infarto é uma das principais causas da morte de mulheres, embora de fato ele seja mais frequente em homens.

5 fatores de risco de infarto em mulheres

De todo modo, é importante ter consciência do problema e como preveni-lo, e, para isso, é importante saber quais os principais fatores de risco de infarto em mulheres. Conheça mais sobre 5 deles a seguir.

1. Hipertensão arterial

A hipertensão é um dos principais fatores de risco de infarto em mulheres. A alteração da pressão arterial é normalmente associada à menopausa: estudos indicam que normalmente ela é menor que a dos homens no período de pré-menopausa, mas após a menopausa ela sobe e praticamente se iguala à pressão arterial do sexo masculino.

Conforme especialistas, esse aumento da pressão arterial no período pós-menopausa explica-se pelo ganho de peso, aumento da resistência insulínica, diminuição de atividade física, dentre alguns outros fatores.

2. Diabetes

A diabetes do tipo mellitus é também um importante fator de risco de infarto em mulheres. Levantamentos especializados indicam que mulheres que contenham essa doença aumentam de 3 a 7 vezes a possibilidade apresentar um problema cardíaco.

É que a presença do diabetes analisa o efeito protetor cardiovascular verificado na época de pré-menopausa. Assim, quando ela apresenta qualquer problema cardíaco, aumenta significativamente o risco da ocorrência de infarto.

3. Maus hábitos

Fumar é, sem dúvidas, um dos fatores de risco de infarto em mulheres. De acordo com estudo divulgado no Eur Heart Journal, o hábito de fumar é um fator de risco importante para o infarto em mulheres jovens, risco esse que aumenta conforme a quantidade diária de cigarros consumidos – três a cinco cigarros por dia já são suficientes para aumentar o risco, ainda que de forma mínima.

Como fumar diminui a proteção dada à mulher pelos estrógenos no período de pré-menopausa, a consequência é que outros hábitos também acabam influenciando no risco do infarto: por exemplo, o uso de anticoncepcionais orais. Portanto, se você fuma, reavalie esse hábito.

4. Colesterol elevado

Outro dos fatores de risco de infarto em mulheres, assim como nos homens, é o colesterol elevado. O nível de colesterol em uma pessoa está relacionado com a idade, o sexo e a genética, mas também com a alimentação – por isso é tão importante alimentar-se bem. Quando o colesterol elevado está associado a outros fatores de risco, as chances são ainda maiores.

5. Obesidade

As pessoas obesas normalmente têm excesso de gordura abaixo da cintura e com isso aumentam as probabilidades de sofrerem um infarto, mesmo que não estejam presentes outros fatores de risco.

É que a obesidade é causa do aumento da pressão arterial, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Se não bastasse tudo isso, ainda reduz o nível do colesterol bom.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!