Receitas

Rápido e prático: aprenda a fazer sacolé para a garotada

Por Redação Doutíssima 30/09/2015

Conhecido em algumas regiões do Brasil como geladinho, gelinho, chup-chup, flautinha, entre outras variações, o sacolé é uma opção que agrada todos os tipos de paladares. A criançada adora e ainda é uma receita prática para os pais.

 

Benefícios do sacolé

De acordo com a nutricionista Adriana Pittelkow, o sacolé é uma excelente opção para o lanche da manhã ou da tarde. Além disso, ajuda a manter o corpo hidratado nos dias de altas temperaturas. É ainda uma boa substituição para os sorvetes cremosos.

sacole

Se preparado com frutas frescas e sem açúcar, o geladinho é uma opção saudável. Foto: iStock, Getty Images

Como nem todas as crianças gostam de comer frutas, a criatividade dos pais deve garantir que os pequenos recebam os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento saudável. Fazer sucos, criar vitaminas, misturar em bolos são algumas opções para acrescentar esses alimentos no cardápio.

Com a chegada das temperaturas mais altas, o geladinho se torna uma fonte de vitaminas importantes como C, A e B. É interessante lembrar,que não é preciso acrescentar açúcar e corantes, deixar somente a fruta e água é o melhor para manter um alimento saudável.

Por ser em um formato divertido e colorido, as crianças se divertem e ainda optam por uma forma de se refrescar cheia de nutrientes e vitaminas. São fáceis de serem consumidos e podem ser feitos também em forma de picolé.

Como fazer sacolé em casa

A preparação pode ser realizada em saquinhos próprios para geladinho ou improvisado em copinhos plásticos. Uma dica válida é sempre que sobrar suco natural após as refeições, ele ser colocado dentro dos saquinhos, assim, durante a semana serão feitos de vários sabores.

A nutricionista recomenda que sempre sejam utilizadas frutas frescas, pois além de saborosas, são nutritivas e possuem vitaminas e minerais. “Leite condensado, chocolate em pó, creme de leite, suco em pó não são recomendados na receita, pois são cheios de açúcar e gorduras e não trazem benefício nenhum para a saúde”, completa Adriana.

1. Receita de sacolé de iogurte e frutas para as crianças

 

Ingredientes:

– 1 pote de iogurte grego light

– 1 pote de iogurte natural desnatado

– 6 morangos cortados

– 8 uvas sem caroço cortadas

Modo de preparo:

Junte as frutas cortadas em pedaços bem pequenos e os iogurtes. Misture bem e coloque em saquinhos para sacolé, se necessário utilize um funil. Em seguida, leve ao congelador por aproximadamente 40 minutos. É bom lembrar que pode ser utilizada a fruta da sua preferência.

2. Receita de sacolé detox para os adultos

Ingredientes:

– 2 laranjas sem casca

-0,5 cm de gengibre

– 2 cenouras médias sem casca

– 1 maçã

– suco de 1 limão

– 250 ml de água

– 4 colheres (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo:

Em um liquidificador, adicione as duas laranjas picadas, o gengibre, as cenouras médias picadas, uma maçã picada, suco de um limão e bata bem.

Junte a água e bata mais um pouco, adoce com quatro colheres (sopa) de adoçante culinário e misture. Peneire o suco, encha os saquinhos de geladinho, leve para o congelador até firmar e aproveite.

 

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