Receitas

Confira 4 versões diferentes de suco de cenoura

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

O suco de cenoura é uma daquelas bebidas cheias de vitaminas e fibras, que podem fazer muita diferença na alimentação das pessoas. Aumentar a ingestão de frutas e verduras frescas nem sempre é uma tarefa prática. Por falta de tempo ou acesso aos vegetais na hora que você precisa, sua saúde pode acabar comprometida com a falta de alguns nutrientes essenciais.

 

A cenoura é um vegetal com sabor adocicado devido a quantidade de açúcar natural encontrado em sua composição. Isso já é o suficiente para deixar qualquer suco com um sabor bastante agradável. A cor também é atrativa, principalmente para crianças que precisam de um incentivo a mais para ingerir alimentos saudáveis.

suco de cenoura

Suco feito com cenoura pode ser um incentivo para as crianças ingerirem o vegetal. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do suco de cenoura

A cenoura é uma raiz muito rica em fibras, que ativam as funções intestinais e promovem uma sensação de saciedade por mais tempo. O vegetal cru, cozido ou em sucos nutre o organismo com betacaroteno, ácido fólico e vitamina C.

O suco de cenoura preparado na centrífuga ou no liquidificador pode ser consumido em qualquer horário do dia, mas esse tipo de alimento é extremamente benéfico quando ingerido em jejum.

A bebida deve ser consumida assim que preparada, então faça somente a quantidade que vai ingerir, e não guarde na geladeira.

Um alerta: um copo de suco de cenoura por dia, em qualquer versão, já é o suficiente para a ingestão adequada de vitaminas, minerais e nutrientes que o vegetal oferece.

Segundo a Sociedade Brasileira de Horticultura (ABH), o consumo excessivo pode deixar a pele com um tom alaranjado, isso por causa do alto teor de carotenoides.

Receitas de suco de cenoura

Confira quatro receitas de suco de cenoura para preparar em casa. As opções são deliciosas e muito benéficas para o organismo

1. Cenoura com limão

suco de cenoura

Suco de cenoura com limão melhora a digestão e a circulação. Foto: Shutterstock

O suco de cenoura com limão alia os benefícios já citados do vegetal com as propriedades do limão. A fruta é capaz de reduzir a fome, dar um gás no metabolismo, melhorar a digestão e a circulação e diminuir o inchaço.

Para preparar essa bebida nutritiva, bata no liquidificador o suco fresco de um limão, uma cenoura grande e um litro de água.

2. Cenoura, beterraba e maçã

suco de cenoura

Se o suco ficar com consistência muito espessa, adicione um pouco de água. Foto: Shutterstock

Para fazer a receita, você vai precisar de duas beterrabas já cozidas (sem sal), uma maçã verde com casca, duas cenouras pequenas, suco de meio limão e meio copo de água.

Pique a cenoura, a beterraba e a maçã e junte com os outros ingredientes em um liquidificador. Se o suco ficar muito espesso, você pode adicionar um pouquinho de água além do meio copo, para deixar a mistura mais líquida.

3. Cenoura, laranja e gengibre

suco de cenoura

Misture a cenoura com a laranja e o gengibre, que tem ação anti-inflamatória. Foto: Shutterstock

Essa mistura refrescante é excelente para o verão, já que prepara a pele para um bronzeado saudável. O gengibre ainda é termogênico e dá uma acelerada no metabolismo, além de ser anti-inflamatório e auxiliar a tratar problemas respiratórios.

No liquidificador, despeje duas xícaras de suco de laranja fresco (espremido na hora), uma xícara de cenoura ralada na hora, meia xícara de água e uma colher de sopa de gengibre ralado.

4. Cenoura, morango e água de coco

suco de cenoura

Suco de cenoura com morango fica com uma cor bem viva. Foto: Shutterstock

Essa receita é bem simples: bata 200 ml de água de coco com uma xícara de morangos e meia cenoura no liquidificador. A água de coco traz um sabor diferenciado, e os morangos deixam a bebida com uma cor bem viva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!