Receitas

Suco revigorante: confira receitas para começar bem o dia

Por Redação Doutíssima 24/11/2015

Nada melhor do que acordar com disposição para enfrentar as tarefas da rotina. Se você quer ter mais energia no início do dia, tomar um suco revigorante é uma ótima opção. Basta preparar receitas práticas e fáceis e apreciar todo o sabor da bebida e os benefícios para a saúde.

Além de ser saboroso, o suco revigorante é uma alternativa para quem quer uma alimentação balanceada. Os ingredientes são nutritivos e saudáveis, gerando bem-estar durante o dia. É só escolher a receita de sua preferência, dedicar alguns minutos para o preparo e aproveitar.

suco revigorante istock getty images doutíssima

Sucos revigorantes são opções saudáveis para desintoxicar o corpo e melhorar a digestão. Foto: iStock, Getty Images

Suco revigorante: benefícios dos ingredientes

Quer saber quais são os benefícios do suco revigorante? Ele fortalece o sistema imunológico, protegendo contra enfermidades, como gripes e resfriados, e prevenindo doenças. Lembre-se: baixa imunidade é sinônimo de perigos e mal-estar para o corpo e, por isso, é importante elevar os níveis de resistência a partir da alimentação.

Além disso, a ingestão de sucos ao longo do dia proporciona ganhos ao sistema cardiovascular, ajuda no controle da hipertensão, eleva a hidratação e gera mais energia. Essas bebidas são ótimas opções para desintoxicar o corpo e melhorar a digestão.

Você tem inúmeras opções de ingredientes para preparar o suco revigorante. Protagonistas das receitas, as frutas são repletas de vitaminas, antioxidantes e fibras – nutrientes essenciais para um corpo saudável. A maçã, por exemplo, é uma fonte rica em quercitina, que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo. 

Comum no preparo de sucos, a laranja contém uma quantidade significativa de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de compostos anticancerígenos. Já o abacaxi e o mamão ajudam na digestão por serem ricos em fibras, enquanto o açaí auxilia na circulação do sangue, no controle do colesterol e previne o envelhecimento.

Mas as frutas não são os únicos ingredientes do suco revigorante. Podem ser utilizadas diferentes ervas e folhas verdes, como a hortelã e a couve, que contribuem para que o organismo fique desintoxicado. A água de coco também é uma boa opção para incluir na receita: além de saborosa, é um diurético natural. 

 

Como preparar um suco revigorante

Não há mistério para fazer o suco revigorante. Basta separar os ingredientes, bater no liquidificador e acrescentar gelo para que ele fique pronto. Procure bebê-lo logo após o preparo para não perder os nutrientes dos alimentos. Além disso, evite adicionar açúcar, pois ele já está presente nas frutas.

Para mais praticidade, uma dica é cortar as frutas em pedações e deixar no congelador. Assim, entre a correria do dia a dia, a preparação será mais rápida. Confira três opções para incluir na alimentação.

Suco de abacaxi e água de coco

 

Ingredientes:

 

1 fatia de abacaxi

1 folha de couve

3 folhas de hortelã

200 ml de água de coco

1 colher de mel, se achar necessário

Suco de açaí

 

Ingredientes:

 

1 pedaço de gengibre

50 g de polpa de açaí

3 morangos

5 uvas

200 ml de água de coco

Suco de laranja com couve

 

Ingredientes:

 

3 laranjas

2 folhas de couve, incluindo o talo

1 litro de água

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!