Clínica Geral

Sintomas da hepatite C raramente aparecem na doença. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

A hepatite C é uma doença de origem viral que leva à inflamação do fígado. O problema desta doença é que raramente os sintomas da hepatite C aparecem, descobrindo-a apenas quando o fígado já está inflamado – o que pode levar décadas para acontecer – ou então em doações e exames de sangue.

sintomas-da-Hepatite-C

Veja como identificar possíveis casos da doença para diminuir riscos. Foto: Shutterstock

Apesar da dificuldade na aparição dos sintomas da hepatite C, a doença é considerada o pior tipo de hepatite entre o grupo das três mais conhecidas. Segundo o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença.

No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose segundo dados do Ministério da Saúde.

Causas e sintomas da hepatite C

Ainda que se tenha dificuldade em identificar os sintomas da hepatite C, as causas que levam uma pessoa a ser acometida por ela já são conhecidas: por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão ou por acidentes com material comprometido, como alicates ou seringas.

A transmissão de mãe para filho é rara, ocorrendo no momento do parto em apenas 5% dos casos. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.

Alerta aos sintomas da hepatite C

Além disso, os médicos ficam alertas ao aparecimento de sintomas da hepatite C em um grupo considerado de risco. São tidas como pessoas propícias à contaminação quem já esteve em diálise renal por muito tempo, ou então pessoas que têm contato regular com sangue no trabalho – profissionais da área de saúde, por exemplo.

Também podem ser inclusos no grupo de risco pessoas que injetam drogas ilícitas e compartilham agulhas – sem saber, possivelmente, com alguém que tenha hepatite C – bem como aquelas que receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992, já que até então não havia um teste que detectasse a doença.

Devem ainda atentar para o aparecimento dos sintomas da hepatite C pessoas que fizeram tatuagem ou acupuntura com instrumentos contaminados.

A hepatite C tem formas aguda e crônica. A maioria das pessoas que está infectada com o vírus tem hepatite C crônica, pois a doença geralmente não manifesta sintomas em sua fase inicial.

Ainda que predominantemente assintomática, existem alguns sintomas da hepatite C que podem ser detectados por decorrência de doenças do fígado avançadas. São eles a dor e o inchaço abdominal, sangramento no esôfago ou no estômago, urina escura, fadiga, febre, coceira, icterícia, perda de apetite, náuseas e vômitos.