Clínica Geral

Cuidar das cordas vocais é uma questão de prevenção e saúde

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Recentemente o cantor Sam Smith anunciou que estaria fora dos palcos por pelo menos oito semanas por conta de uma cirurgia nas cordas vocais. O músico, que deixou de se apresentar no Rock In Rio Estados Unidos, não está sozinho. Adam Levine, líder do Maroon Five, também cancelou apresentações por conta das mesmas complicações.

No dia em que celebramos a presença desses profissionais cujo trabalho faz parte de nossas vidas – afinal, quase todos têm a sua música predileta -, o cuidado com a voz precisa ser destacado. O Dia do Cantor é 13 de julho, mas a fonoaudióloga Marta Assumpção de Andrada e Silva explica porque sempre é tempo de cuidar da voz.

As cordas vocais são músculos extremamente delicados e importantes. Sem elas, a voz não existe, por isso os cuidados devem ser rotina de qualquer pessoa, mas ainda mais com os profissionais que a usam como instrumento de trabalho. Além dos cantores, estão professores, atores, locutores, apresentadores, entre outros.

cordas vocais

Hidratação é uma das medidas fundamentais para cuidar das cordas vocais. Foto: iStock, Getty Images

 

Cordas vocais de cantores sofrem com pólipos

Segundo Marta, que é chefe do Departamento de Distúrbios da Comunicação do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, um dos problemas mais frequentes nas cordas vocais de cantores são os pólipos vocais. Trata-se de uma lesão que se caracteriza, inicialmente, pela rouquidão.

“Os cantores temem perder compromissos, não querem desmarcar apresentações e, com isso, forçam a voz. Quase sempre isso tem consequências graves e, ao invés de perderem um show de uma noite, perdem meses”, considera a fonoaudióloga. Esses pólipos vocais são tratáveis diante de terapia com fonoaudiólogos. Mas, de acordo com Marta, pode ser necessário um procedimento cirúrgico.

Além dos cantores, os professores são os profissionais que mais têm problemas com voz no Brasil e a complicação que mais atingem suas cordas vocais são os nódulos vocais, mais popularmente chamados de calos. “

Essa lesão é causada pelo mau uso ou abuso da voz”, diz Marta. Da mesma forma que os pólipos, são reversíveis por meio da fonoaudiologia ou, em último caso, com cirurgia.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

 

Como cuidar das cordas vocais

Uma das medidas fundamentais para cuidar das cordas vocais é a hidratação. Principalmente no inverno, em que as baixas temperaturas favorecem o ressecamento do nariz e a produção de muco aumenta. “Esse muco ‘pesa’ sobre a corda vocal, retendo líquido também”, diz Marta. É por isso que as pessoas quando acordam têm a voz mais grave.

Uma boa noite de sono também é fundamental para garantir a saúde das cordas vocais. “É claro que a voz não é sempre a mesma, todos sofrem variações por conta de vários agentes, mas o importante é saber se proteger, prevenir”, afirma a fonoaudióloga.

O consumo de álcool e cigarro são os principais causadores de complicações e doenças nessa região, então evitar esses fatores já é importante. Mas, partindo do princípio de que a pessoa não bebe nem fuma, cuidados básicos podem ser tomados no dia-a-dia.

Uma alimentação saudável e equilibrada vai ajudar, entre outros benefícios, a evitar o refluxo. A acidez do refluxo prejudica as cordas vocais. “Então, se você exagera no café, no refrigerante, come rápido, consome gordura em excesso, vai ter um digestão prejudicada e a chance de refluxo aumenta”, destaca Marta.

Um aspecto bem importante apontado pela fonoaudióloga é evitar a automedicação. Pastilhas e remédios caseiros não devem ser administrados para tratar de dores na garganta que persistem por mais de um dia. Nesse caso, a indicação é procurar imediatamente o atendimento médico.

“Há pessoas que ficam roucas por muito tempo, meses e não sabem que a rouquidão pode ser sintoma de um câncer de laringe”, afirma a fonoaudióloga.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!