Clínica Geral

Saiba como doar sangue: todas as informações que você precisa saber

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

Cada dia que passa, aumenta-se a conscientização em relação à doação de sangue. Porém, ainda é comum que muitos bancos de sangue apresentem déficit de estoque. É perceptível que há muitas pessoas interessadas em participar desse procedimento e que não sabem exatamente como doar sangue.

como-doar-sangue

Saiba como ajudar e torne-se um doador de sangue para salvar vidas. Foto: Shutterstock

O que fazer e como doar sangue

Antes de saber como doar sangue, é preciso prestar atenção no procedimento necessário. O primeiro passo para isso é se assegurar que a sua saúde está em plenas condições.

Além disso, é necessário ter entre 16 e 69 anos – porém a primeira doação deve ter sido feita com 60 anos. Para os doadores menores de 18, é preciso que os responsáveis assinem formulários de autorização e apresentar a documentação necessária pelo banco de sangue.

Entre os documentos exigidos para todas as pessoas a se tornarem doadoras, é preciso de um documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Também é importante que os interessados em como doar sangue saibam que há um peso mínimo de 50 quilos. É fundamental que o doador esteja bem descansado – ou seja, tenha dormido no mínimo 6 horas na última noite – e alimentado, porém evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

Condições para doar sangue

Os interessados em como doar sangue devem atentar para os impedimentos temporários na hora de procurar um hemocentro. Em caso de gripe, por exemplo, é necessário esperar sete dias depois do fim dos sintomas da doença.

Também são considerados sintomas temporários gravidez – 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana –, amamentação, se o parto ocorreu há menos de 12 meses, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem nos últimos 12 meses, situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis e visita a estados com maior incidência de malária, que devem aguardar cerca de um ano.

Como impedimento permanente dos interessados em como doar sangue é ter sido acometido por hepatite após os onze anos de idade, também ter evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. Também é proibitivo de forma permanente o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.

Em relação à hepatite é preciso prestar atenção nos seguintes pré-requisitos: hepatite após o 11º aniversário: recusa definitiva, hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: recusa definitiva; hepatite por medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; hepatite viral A: após os 11 anos de idade, se for apresentado o exame do diagnóstico da doença, o mesmo será avaliado pelo médico da triagem.

Além disso, é importante respeitar o intervalo para doações indicada ente uma doação e outra. Para os homens é preciso um intervalo de 60 dias, com um máximo de 4 doações por ano, e nas mulheres o intervalo deve ser de 90 dias, totalizando um máximo de 3 doações em 12 meses.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!