Receitas

Aprenda como fazer leite de aveia

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

Um dos desafios de veganos, pessoas que não comem nada de origem animal, ou de quem sofre com intolerância a lactose é descobrir como fazer leite de aveia. Na verdade, não existe alimento mais fácil e barato de se preparar.

 

Em apenas uma ou duas horas é possível obter o leite em casa mesmo, e ainda é possível conservá-lo na geladeira por até três dias antes de consumir.

 

 

como fazer leite de aveia

De fácil preparo, este leite é opção para quem tem intolerância ou não consome produtos de origem animal. Foto: iStock, Getty Images

 

Saber como fazer leite de aveia também é descobrir como ter um aliado importantíssimo na saúde do seu coração e do seu intestino. Este leite vegetal, além de saboroso, também é rico em fibras, vitaminas e minerais e não tem gordura, como os leites de origem animal.

 

Saiba como fazer leite de aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras para o organismo e ajuda na reconstrução da flora intestinal. Por isso saber como fazer leite de aveia em casa pode te ajudar a regular o intestino e ainda a emagrecer, já que constipação também é fator para o aumento de peso.

 

As fibras da aveia também contribuem para o organismo eliminar as gorduras presas nas artérias e a diminuir o colesterol – dois fatores de risco para infarto e acidente vascular cerebral.

 

Este poderoso cereal, mesmo que na forma de leite vegetal, quando consumido regularmente, também funciona como um medicamento natural para nosso sistema imunológico. O que nos torna resistentes a gripes e resfriados, por exemplo, ou ainda ajuda nosso organismo a combater uma infecção mais rapidamente.

 

Para obter todos os benefícios do leite de aveia você deve manter uma dieta balanceada, beber dois litros de água por dia e praticar atividade física regularmente. Com isso, depois que você descobrir como fazer leite de aveia nunca mais vai precisar sofrer com as dores na barriga e diarreias causadas pela intolerância à lactose.

 

2 receitas para saber como fazer leite de aveia

Confira abaixo duas receitas e aprenda como fazer leite de aveia  em casa, defrutando da qualidade de um preparado do qual você tem certeza de procedência e qualidade.

 

Receita 1

Ingredientes

– 2 xícaras de aveia em flocos

– 2 xícaras de água filtrada ou mineral

– 1 colher de essência de baunilha (opcional)

– Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

 

Modo de Preparo

Misture a aveia com a água e deixe de molho por uma hora. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos. Coe a mistura com o auxílio de um pano fino ou peneira e leve à geladeira. O leite pode ser armazenado por até três dias.

 

Receita 2

Ingredientes

– 1 xícara de aveia em flocos

–  2 xícaras de água filtrada ou mineral fria

– Meio litro de água quente

– Sal

 

Modo de Preparo

Bata a aveia e a água no liquidificador e deixe de molho por duas horas. Coe a mistura com o auxílio de um pano fino ou peneira e acrescente meio litro de água quente com uma pitada de sal. Consuma frio ou quente.

 

Os resíduos obtidos durante o processo de como fazer leite de aveia podem ser usados no rosto, como forma de hidratação ou ainda podem ser consumidos com frutas ou iogurte. Não precisa desperdiçar nada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!