Receitas

Saiba como preparar uma lasanha de frango de forma saudável

Por Redação Doutíssima 29/09/2015

A famosa lasanha teve origem na Itália e possui esse nome graças ao pote em que era preparada em solos italianos. Existem evidências de que um prato similar fosse consumido na Inglaterra, na corte do Rei Ricardo II no século XIV. Hoje em dia, a lasanha de frango é uma das mais consumidas no mundo, além da clássica massa bolonhesa.

 

Entre as principais receitas de lasanha, muitos queijos estão presentes em sua preparação. Os mais utilizados são o parmesão e a ricota.

lasanha de frango

O uso de ingredientes saudáveis é capaz de deixar a lasanha mais nutritiva Foto: iStock, Getty Images

Variações do prato são comuns, uma das mais conhecidas é a Lasanha Verde, preparada com a comum massa de ovos, mas adicionando espinafre no preparo.

Lasanha de frango e alimentação saudável

De acordo com as nutricionistas Barbara Gerbasi e Paula Honda, a quantidade de calorias presentes na lasanha variam de receita para receita. Tudo depende dos ingredientes que forem utilizados e de suas quantidades.

A lasanha de frango pode fazer parte da alimentação saudável, desde que exista um equilíbrio e moderação em relação ao tamanho da porção. Queijo gordos, molhos cremosos e embutidos devem ser evitados no preparo da refeição.

As nutricionistas alertam: “o sódio é outro ponto que merece atenção na lasanha, evite adicionar sal em excesso no preparo, já que queijos e embutidos apresentam geralmente quantidades significativas de sódio.” Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de sal não deve ultrapassar os cinco gramas.

Como tornar sua lasanha de frango menos calórica

No momento do preparo de uma lasanha de frango, não é recomendado que se combine muitos ingredientes calóricos e gordurosos na receita. Veja algumas substituições recomendadas pelas nutricionistas.

1. Substituir ingredientes calóricos ou gordurosos

lasanha de frango

Optar por queijos menos gordurosos é uma alternativa para deixar a lasanha mais saudável. Foto: iStock

Trocar queijo prato e parmesão por ricota ou queijo cottage

2. Adicionar ingredientes que agreguem fibras, vitaminas e minerais

lasanha de frango

Incluir vegetais no preparo da lasanha proporciona mais fibras e nutrientes ao alimento. Foto: iStock

Coloque camadas de vegetais entre a massa ou ainda junto ao molho da lasanha. Abobrinha, berinjela, cenoura ralada, espinafre e escarola são boas opções

3. Substituição da massa por vegetais

lasanha de frango

Para deixar a lasanha mais saudável, é possível substituir a massa por abobrinha ou berinjela. Foto: iStock

Uma alternativa é substituir a massa por camadas de vegetais fatiados. Abobrinha e berinjela são os mais utilizados

4. Utilização da massa integral

lasanha de frango

Massa de lasanha preparada com farinha integral é uma opção para garantir fibras ao organismo. Foto: iStock

A troca da massa tradicional pela integral garante maior quantidade de fibras na sua lasanha. Mesmo que não altere o valor calórico da preparação.

Receita de lasanha de frango saudável

Ingredientes:

– 6 colheres de sopa de goma de tapioca

– 6 ovos

– Sal

– Temperos a gosto

– 4 peitos de frango cozidos e desfiados

– Molho de tomate caseiro

Modo de preparo:

Misture os ovos, a tapioca, os temperos e o sal a gosto. Prepare discos com a massa em formato de panquecas, em uma frigideira com óleo de coco ou manteiga ghee. Não deixe-as muito grossas nem douradas, o ideal é que fiquem claras como massa de lasanha. Rende seis discos grandes.

 

Coloque dois discos de massa cobrindo o fundo do prato, depois acrescente uma camada de frango e cubra com molho de tomate, repita o processo mais uma vez. Finalize apenas com uma camada de massa e molho cobrindo. Leve ao forno para aquecer o recheio e a lasanha de frango está pronta para servir. Rende quatro porções.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!