Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para combater o chulé

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Seus pés são o habitat natural de milhões de bactérias, que se desenvolvem nas cerca de 250 mil glândulas sudoríparas da pele. Os subprodutos produzidos por estas bactérias dão aos pés aquele cheiro desagradável que conhecemos popularmente como chulé. Quando você mantém seus pés em sapatos apertados por várias horas, a tendência é que eles produzem mais suor – uma festa para as bactérias.

O odor do pé também pode ser provocado por infecções fúngicas mal controladas, como o pé de atleta. Pessoas com diabetes ou doenças cardíacas, assim como os idosos, são mais propensos a desenvolver infecções do pé e a desenvolver o mau cheiro, devido problemas na circulação sanguínea.

chulé

O uso de sapatos apertados causa a proliferação de bactérias nos pés. Foto: iStock, Getty Images

Hábitos para evitar o chulé

O chulé, clinicamente conhecido como bromidrose, pode ser muito embaraçoso. O ideal é evitar e prevenir esse problema, intensificando alguns hábitos de higiene, como lavar diariamente os pés com um sabonete antibacteriano e usar talco antes de colocar seus sapatos e meias.

Outra forma de evitar o mau cheiro é manter os seus sapatos em local arejado por, pelo menos, 24 horas, depois de usá-los, e optar por meias de algodão em vez de poliéster. Se mesmo com esses cuidados o chulé aparecer, alguns tratamentos caseiros podem ser a solução. Conheça alguns deles:

Soluções caseiras para acabar com o chulé

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um remédio eficaz para eliminar o odor nos pés, por neutralizar o pH do suor e reduzir as bactérias. Adicione bicarbonato de sódio em água morna (uma colher de sopa para cada litro de água) e mergulhe os pés de 15 a 20 minutos, todos os dias, por cerca de uma semana. Você também pode polvilhar bicarbonato de sódio em seus sapatos, antes de usá-los.

Chá Preto

O chá preto tem ácido tânico, que ajuda a matar as bactérias que produzem o odor do pé. Ele também ajuda a fechar os poros, reduzindo assim a quantidade de suor, que é um dos alimentos das bactérias. Ferva dois saquinhos de chá preto em três xícaras de água.

Depois, adicione o conteúdo em um balde com uma parte de água normal – a quantidade suficiente para baixar a temperatura da solução. Mergulhe os pés por 15 a 20 minutos. Faça isso diariamente, por cerca de uma semana.

Sálvia

As folhas de sálvia também contêm ácido tânico, que ajuda a reduzir o suor, prevenindo o surgimento do chulé. Além disso, a erva tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Coloque algumas folhas de sálvia dentro de seus sapatos e meias – elas absorverão o cheiro desagradável.

Outra maneira de usar a sálvia é mergulhar os pés por 15 minutos em um chá feito com as suas folhas, ou beber uma xícara de chá de sálvia antes de dormir.

Gengibre

O gengibre é outra solução eficaz para o mau cheiro nos pés, uma vez que inibe o crescimento bacteriano e também remove as toxinas. Para aproveitá-lo, faça um purê com uma raiz de gengibre de tamanho médio. Coloque o purê em uma xícara de água quente por 10 a 15 minutos.

Use um filtro de café para filtrar a solução e utilize o líquido para massagear seus pés cuidadosamente, todas as noites, antes de ir para a cama. Repita o processo diariamente, durante duas semanas, para obter resultados positivos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!