Remédios Caseiros

Ipê amarelo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Nativo da América Tropical, o ipê amarelo é uma árvore abundante no Brasil. De casca lisa ou rugosa e folhas com pretos estrelados curtos, ela também é conhecida como pau d’arco e paratudo. Além de prover um corante amarelo muito usado em tinturas, essa árvore possui propriedades medicinais anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais, febrífugas, antidiarreicas e cicatrizantes. Aprenda a fazer remédios caseiros com essa árvore, aproveitando suas propriedades.

ipê amarelo

Folhas, flores e cascas do ipê amarelo têm benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros com ipê amarelo

 

1.Leucemia

O chá de ipê amarelo possui uma ação que impede o crescimento das células cancerígenas ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico por meio da formação de macrófagos.

Separe duas colheres (sopa) do pó da árvore e meio litro de água. Leve a água ao fogo e deixe ferver. Depois prepare uma infusão, despejando a água sobre o pó na xícara. Após 15 minutos está pronto. Beba de duas a três xícaras do chá depois das principais refeições.

2.Candidíase intestinal

Um remédio caseiro feito com a casca do ipê amarelo elimina os fungos presentes no intestino que causam a candidíase intestinal, graças à sua ação antifúngica. A planta também melhora o funcionamento intestinal de modo geral.

Coloque para ferver um litro de água com duas colheres (sopa) da casca da árvore. Ferva por 15 minutos e depois deixe a mistura descansar durante 10 minutos. Em seguida coe e tome o chá. Consuma de duas a três xícaras por dia.

3.Afta

A afta é uma inflamação das células da mucosa, e pode aparecer em qualquer lugar da boca e garganta. Anti-inflamatório e anti-infeccioso, o ipê amarelo combate a dor e agiliza a cicatrização.

Comece separando um pilão ou pote de tamanho médio, três colheres (sopa) de flores frescas e picadas do ipê e 500 ml de água. Primeiro, leve as flores e folhas até o pilão e amasse-as. Feito isso, coloque a água para ferver. Então misture a água e as folhas, mexa bem e coe. Faça compressas com o auxílio de um algodão.

4.Coceira

Originada em uma pele ressacada ou alguma alergia, a coceira pode ser contida com uma compressa feita com o pau d’arco, que diminui a dor, ajuda na cicatrização e não permite uma inflamação.

Ferva uma colher (sopa) de entrecascas picadas de ipê amarelo em um copo de água médio. Deixe ferver durante cinco minuto, coe e espere amornar. Com um pedaço de algodão ou gaze, aplique o chá sobre o local afetado, três vezes do dia.

5.Gripe

A febre alta e tosse seca, sintomas da gripe, podem ser combatidas com remédios naturais feitos a partir do pau d’arco. A planta também manda embora a dor de cabeça e corpo.

Faça um chá com as raízes da planta para amenizar a tosse, fervendo-as em uma xícara de água durante 10 minutos. Beba duas vezes ao dia. Contra a febre, prepare um chá com a casca do tronco da árvore, preparando a mesma infusão em água fervente.

6.Ressaca

O caule do pau d’arco é muito usado para amenizar o mal-estar do dia seguinte a uma bebedeira, servindo de analgésico e calmante para as dores e irritações estomacais. Separe pedaços do tronco, quebrando-os em unidades pequenas, que caibam na boca. Mastigue-os, sem engolir, até que a indisposição acabe.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!