Remédios Caseiros

Tribulus terrestris: conheça os benefícios à saúde da planta

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

As chamadas ervas daninhas normalmente são mal vistas na natureza, mas esse não é o caso do tribulus terrestris. Conhecido também como abre-olho, abrolhos ou videira da punctura e mais conhecido pelo seu uso por atletas para melhorar a condição física, esta erva também tem propriedades medicinais que tratam diversos problemas.

Tribulus terrestris

De estimulante sexual natural a suplemento alimentar para atletas, a planta é muito versátil. Foto: iStock, Getty Images

Normalmente, as pessoas o consomem por meio de cápsulas, mas nada impede de que seja consumido ao natural. Diversas são as propriedades associadas ao tribulus terrestris, dentre as quais destacam-se a analgésica, a antiviral, a anti-inflamatória e a diurética.

Tribulus terrestris é afrodisíaco

 

Além destas propriedades, a planta é conhecida como um estimulante sexual natural por sua ação afrodisíaca sobre o organismo humano, além de, como já dito acima, tonificar os músculos.

Quer conhecer todos os benefícios do tribulus terrestris? Confira abaixo tudo o que essa planta pode fazer por você.

1. Libido sexual

 

Você já ouviu falar em prodioscina? Pois saiba que se trata da substância que é incumbida de liberar o óxido nítrico e, assim, produzir o incremento bastante significativo nos níveis de alguns hormônios presentes no nosso organismo, dentre os quais a testosterona.

É por isso que alguns consideram que a ingestão de tribulus terrestris é capaz de melhorar o desempenho sexual da pessoa como um todo – desde a libido e o desejo, importantes no início, passando pela regulação das funções eréteis e pela inibição de uma eventual ejaculação precoce, e finalmente chegando até à qualidade e a quantidade de esperma.

2. Impotência sexual

 

Quem sofre de alguma disfunção erétil sabe o quanto isso pode ser desagradável. Todavia, em razão dos benefícios acima citados que o tribulus terrestris traz para o organismo humano, ele por via indireta acaba sendo um importante aliado contra a impotência sexual – principalmente porque consegue incrementar os níveis de testosterona.

3. Ganho de massa muscular

 

O tribulus terrestris é um dos suplementos alimentares mais procurados pelos frequentadores de academia e que querem aumentar a massa muscular.

É que essa planta tem a capacidade de funcionar como um suplemento natural – e não químico, como é o caso dos anabolizantes –, principalmente porque ele consegue aumentar os índices dos hormônios luteinizante e testosterona, sem perigos significativos, o que colabora para o crescimento muscular e o ganho de força.

4. Doenças de pele

 

As condições de pele como um todo, principalmente a sarna, a psoríase e o eczema, podem ser um tanto quanto incômodas. E, com o tribulus terrestris, é possível tratá-las de uma forma relativamente eficaz.

5. Problemas renais

 

Todos os problemas relacionados ao sistema renal podem ser amenizados ou até mesmo curados através do consumo de tribulus terrestris. É o caso das pedras nos rins e das dores ao urinar.

Isso acontece porque essa planta tem uma atuação diurética, capaz de aumentar a frequência com que se vai ao banheiro e, assim, auxiliar na eliminação de impurezas.

6. Reequilíbrio hormonal feminino

 

Não é apenas para os homens que o tribulus terrestris pode fazer maravilhas. No caso das mulheres, estudos indicam que ele é importante para o equilíbrio hormonal, sendo capaz ainda de aumentar a libido e até mesmo o índice de fertilidade – o que acaba refletindo em um desempenho sexual mais satisfatório.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!