Pele

Estética facial: Confira 4 dicas para se manter jovem e bonita

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

É sabido que a idade chega para todos. Mas o que você está fazendo para manter-se jovem na tentativa de diminuir os efeitos do tempo? Confira algumas dicas de estética facial separadas especialmente para você.

estética-facial

Cuidar da sua pele é vital para manter sua aparência jovem. Foto: iStock, Getty Images

 

Veja 4 dicas de estética facial

 

1. Mude seus hábitos

 

O primeiro passo para quem quer melhorar a sua estética facial está na adequação de seus hábitos. Consumir bebidas alcoólicas, por exemplo, diminui nossa capacidade de absorver nutrientes.

 

A pele sofre com falta de proteínas, vitaminas e sais minerais, elementos com funções importantes para regeneração da epiderme. Portanto, beber menos melhora a qualidade da pele. Além disso, é importante manter uma dieta saudável, bem como praticar atividades físicas.

 

2. Cuide da sua pele

 

Parece óbvio – no entanto, limpar e hidratar a pele também são hábitos que ajudam a combater o envelhecimento e consequentemente trazem melhora para a sua estética facial.

 

3. Reponha o que foi perdido

 

Além do enfraquecimento normal da idade, a pele e os músculos são expostos a fatores mais agressivos e danosos, como o fotoenvelhecimento. Estes fatores são os principais responsáveis por rugas, aumento da espessura da epiderme, manchas e câncer de pele.

 

Na maioria dos casos, isso está relacionado a alguns hábitos – como uso incorreto ou não utilização de protetores solares, alimentação desbalanceada, uso de medicamentos agressivos, tabagismo e rotina de vida estressante.

 

Sendo assim, é possível afirmar que fatores ambientais e hábitos não saudáveis contribuem para o agravamento dos sinais que prejudicam a sua estética facial.

 

4. Cuidado com os radicais livres

A exposição aos radicais livres pode ser considerada o fator principal de envelhecimento extrínseco. A frase “envelhecemos porque nos oxidamos” é explicada pelo acúmulo de compostos químicos altamente reativos às estruturas do organismo que afetam a integridade celular e dos tecidos e órgãos como a pele.

 

Os radicais livres atacam as estruturas do organismo, principalmente a pele, e tendem a aumentar a degradação das fibras de colágeno, elastina e do ácido hialurônico (substância amorfa), além de provocar a perda de firmeza, elasticidade e densidade cutânea.

 

Estresse cotidiano, falta de proteção à radiação UV, tabagismo, poluição, uso de medicamentos e hábitos alimentares pouco equilibrados são os fatores externos que aumentam a produção dos radicais livres e levam à sua acumulação e incapacidade do organismo em neutralizá-los.

 

A teoria do estresse oxidativo explica o surgimento dos sinais de flacidez, manchas e rugas relacionadas à produção excessiva de radicais livres. Os danos na membrana celular alteram a permeabilidade seletiva e permitem a entrada de substâncias nocivas e a saída de elementos fundamentais à sua sobrevivência.

 

Outros cuidados com a estética facial

 

Em resumo, o primeiro passo que deve ser tomado em termos de estética fácil para reverter a ação dos fatores de envelhecimento é conhecer seu tipo de pele – se normal, seca, mista, oleosa ou madura – e utilizar cosméticos adequados.

 

Após isso, priorize os cuidados diários, que podem incluir produtos de limpeza, tonificação e proteção solar indicados por profissional de saúde e beleza capacitado. Por fim, cuide da sua rotina como um todo, e principalmente, não hesite em consultar um médico caso precise de algo mais profundo em estética facial.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!