Estética

Tudo sobre olheiras: foque nas causas e combata o problema

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

As olheiras de Amanda, participante da edição do BBB 15 virou assunto nas redes sociais e nos sites de notíciais. Muitas pessoas acreditam que as olheiras são causadas apenas por falta de sono e cansaço. Mas dormir pouco não é o único fator que origina esse problema. Se entendermos bem os motivos, fica mais fácil buscar o tratamento adequado e resolver o incômodo.

 

olheiras

Olheiras podem surgir por motivos que vão desde a genética até o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Veja as causas mais comuns das olheiras

 

1. Genética

 

As olheiras que se concentram embaixo dos olhos são vasos sanguíneos que podem ser enxergados através da pele. Isso porque a pele que temos ao redor dos olhos a mais fina do corpo humano. É devido ao sangue que passa nesses vasos que há aquele tom azulado. Ou seja, quanto mais clara for a pele – a cor é definida por questões genéticas -, mais escuras as olheiras.

 

2. Alergias

 

Tudo que promova coceira nos olhos pode contribuir para a formação de olheiras. Isso porque, ao coçar, irritamos ainda mais a região. Algumas alergias alimentares também podem contribuir para que a área debaixo dos olhos pareça mais escura.

 

3. Anemia

 

Quando o individuo possui anemia, isso significa que faltam nutrientes na sua dieta. Essa má alimentação contribui para a aparência escurecida abaixo dos olhos. O tipo mais comum de anemia é por falta de ferro, que dificulta a chegada de oxigênio aos tecidos do corpo.

 

4. Medicamentos

 

Remédios que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos podem formar as olheiras. Como salientado anteriormente, a pele sob os olhos é bastante delicada e qualquer aumento do fluxo sanguíneo pode fazer com que a área sob os olhos escureça.

 

5. Fadiga

 

Pessoas que têm um estilo de vida acelerado, como uma rotina agitada, estão mais propícias a ficarem com a pele pálida e desenvolverem as olheiras, já que o sangue se torna mais visível em peles claras.

 

6. Idade

 

Dependendo da idade, as olheiras podem se tornar mais notáveis. Quando as pessoas envelhecem, a pele perde colágeno. Isso a faz ficar mais fina e translúcida. Nesse momento, pode acontecer das olheiras parecerem mais escuras em um olho do que no outro. Você pode buscar tratamento ou disfarçar com a maquiagem.

 

7. Estresse

 

Quando se recomenda manter a calma para não perder a beleza, não é por acaso. Pessoas muito estressadas tendem a ficar com a pele mais danificada. Por isso, respire fundo e encare os problemas com paciência.

 

O estresse também forma olheiras porque a pessoa acaba não dormindo direito durante a noite, pensando nas questões que precisam ser resolvidas. Por isso, relaxe.

 

Receita para acabar com as olheiras

 

Existem excelentes soluções caseiras para acabar com o aspecto escurecido abaixo dos olhos. Uma das opções é cortar rodelas de batatas, deixá-las por um tempo na geladeira e colocá-las sobre os olhos, deixando agir por 30 minutos e lavando em seguida. A batata contém uma substância natural que clareia a pele, suavizando a cor azulada dos olhos.

 

Outra opção é usar rodelas de pepino, que podem ser utilizadas da mesma maneira que a batata – cortado em rodelas, mantido na geladeira e aplicado sobre os olhos por 30 minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!