Remédios Caseiros > Uncategorized

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar unha encravada

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

Difícil encontrar uma mulher que, em algum momento da sua vida, não tenha reclamado de dores nos dedos dos pés provenientes de uma unha encravada. Esse não é, no entanto, um problema exclusivo das mulheres, uma vez que não são apenas os apertados sapatos de salto alto que contribuem para o seu surgimento.

unha-encravada

Sapatos muito apertados são a causa mais comum das unhas encravadas. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a unha encravada

As duas causas mais comuns da unha encravada são o sapato apertado, o crescimento muito rápido das unhas e um corte mal executado das mesmas. Considerando esse último motivo, é sempre recomendado que confie o serviço de aparar o comprimento das unhas do pé a um podólogo, o que garantirá a você que nenhuma falha irá causar incômodos posteriores.

Normalmente, a unha encrava quando a sua borda cresce de maneira torta, entrando na pele do dedo. É isso que causa a dor, vermelhidão e inchaço no local.

A dor ao caminhar ou colocar um calçado não é a única razão que explica a importância de tratar e corrigir as unhas encravadas. Existe o risco de que o local seja infectado, podendo originar riscos à saúde.

Como tratar a unha encravada

Uma boa alternativa para quem sofre com unha encravada é o uso de remédios caseiros que auxiliam no tratamento do inchaço da região e servem para desinfetar o local, aliviando a sensação de dor.

A forma de remédio caseiro mais comum e mais utilizado por quem tem problema de unhas encravadas é o banho de sal para os pés. O sal tem um efeito asséptico fundamental para evitar inflamações, enquanto a água quente relaxa e diminui dores e inchaço.

Para fazer o seu banho de sal para os pés, basta colocar uma boa quantidade de água quente e sal em uma tigela e deixar os pés repousar durante uns 20 minutos sobre ela.

Camomila também é eficaz para diminuir a dor

É possível aumentar o poder antisséptico desse banho de sal de uma forma bem simples e eficaz. Basta adicionar camomila e alho na mistura. O chá de camomila pode, inclusive, ser utilizado sozinho sempre que a intenção for acalmar a tensão diária dos pés. Vale a pena apostar.

Outro remédio eficaz para amenizar a dor da unha encravada é o óleo do extrato do chá de camomila. Este óleo tem uma interessante ação antibiótica natural e, por isso, se recomenda espalhar algumas gotas do óleo sobre a unha dolorida, mais de uma vez por dia, caso você julgar necessário. O extrato de própolis também pode ser aplicado na unha, devido ao seu efeito antisséptico e cicatrizante.

Caso a dor esteja insuportável e você veja que está começando a infeccionar, convém procurar um profissional. Ele poderá confirmar o estado da lesão e dar outras orientações práticas de como curar a unha encravada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!