Remédios Caseiros

Chá amarelo: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Completando a aquarela, falamos agora sobre o chá amarelo, que levou muito tempo depois do chá verde para se tornar conhecido. A planta é considerada uma variação da camellia sinensis (chá verde), que já é popular na China, seu país de origem. A nova bebida, entretanto, só ganhou o mundo recentemente, depois que foram descobertas suas propriedades.

cha amarelo

Grande aliado do emagrecimento, chá também é rico em cafeína. Foto: iStock, Getty Images

É considerada agora a “erva mais”, com ferramentas ainda mais diuréticas e emagrecedoras do que o chá verde, contém antioxidantes mais poderosos do que os encontrados em alguns alimentos e seu sabor é mais suave. Este foi um dos motivos que levou a bebida a ganhar mais adeptos por aqui.

Os benefícios do chá amarelo

 

Seu processo de fermentação é lento e por isso possui grande quantidade de polifenóis, que protegem o organismo dos  radicais livres e impedem o envelhecimento precoce das células do corpo. Combate também rugas e acne.

Entre seus princípios ativos, ele tem o tanino, que diminui o colesterol ruim, beneficia o sistema venoso, previne doenças cardíacas e circulatórias; e ainda catequina e flavonoides, que são aceleradores do metabolismo de lipídios e carboidratos. É por isso que ele proporciona uma grande queima de gorduras.

chá amarelo é eficaz ainda para pacientes que estão em tratamento de úlceras e outras patologias estomacais. Além disso, controla o colesterol, protege o coração, é anticoagulante, bom para pacientes que têm alergias respiratórias e a sabedoria popular ainda acredita que seja eficaz até na prevenção de diversos tipos de câncer

Erva rica em cafeína, o chá amarelo é conhecido por sua propriedade termogênica, que queima mais gorduras por necessitar de mais energias para sua digestão. Ajuda a emagrecer, pois é diurético, e assim auxilia na eliminação das toxinas do organismo, evitando a retenção de líquidos. Também é ótimo para a eliminação da celulite.

Se for inserido em uma dieta equilibrada, associada a exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, pode fazer com que se perca até três quilos semanalmente, e de forma segura.

O único cuidado que é preciso ter com a ingestão do chá amarelo é de não consumi-lo à noite, já que, como é rico em cafeína e pode provocar insônia. O ideal é seu consumo quente e entre as refeições e após o almoço.

chá amarelo pode ser adquirido em ervanários e casas que vendem produtos naturais. Para fazer o chá, misture duas colheres (sopa) do chá em um litro de água fervente. Mantenha em infusão, tapado, por dez minutos e tome em seguida. Beba até quatro xícaras do chá por dia.

A diferença do chá amarelo para outros

 

1. Chá vermelho

Passa por um processo de fermentação, o que dá a cor avermelhada. Tem sabor forte, mas não tão amargo quanto o chá-verde nem tão suave quanto o branco.

2. Chá branco

 

As folhas com que é produzido são jovens e ainda não oxidadas, o que dá a cor esbranquiçada. Tem sabor extremamente suave. 

3. Chá verde

 

É aplicado calor nas folhas por vapor ou em bandejas quentes para parar a oxidação. Tem sabor forte e amargo.

 

4. Chá amarelo

 

A produção é semelhante à verde, mas a secagem é mais lenta e as folhas ficam amareladas. Sabor mais suave que o do chá-verde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!