Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar problemas renais

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Dores fortes na região dos rins, dificuldades para urinar, sangue na urina, infecções urinárias, cansaço, falta de apetite. Esses são os mais comuns problemas renais. Órgãos essenciais ao bom funcionamento do organismo, os rins são os “limpadores”, responsáveis por filtrar os resíduos, toxinas e fluidos excedentes do sangue – por isso, quando não estão saudáveis, o corpo sofre. Então que tal aprender algumas receitas caseiras para tratar esse mal?

problemas-renais

Problemas renais, como a pedra nos rins, podem ser muito dolorosos e incômodos. Foto: iStock, Getty Images

Regular a alimentação acaba com os problemas renais

Comece diminuindo os alimentos ricos em proteína e cálcio, como carnes, ovos, leite e sal. Substitua-os, principalmente, por alimentos ricos em água (uma maior quantidade de líquido no seu organismo deve deixar sua urina clara e sem cheiro forte), como frutas naturais, sopa e, é claro, muita água pura. Beba, no mínimo, dois litros de água por dia.

Tratamento com chás é sempre uma opção

Algumas plantas medicinais podem ser usadas para ajudar nos problemas renais. Os chás de cavalinha e vara-de-ouro são eficientes no tratamento de insuficiência renal crônica. Separe uma colher (sopa) do caule de cavalinha picado ou uma colher (sopa) das folhas secas da vara-de-ouro e leve ao fogo com água, deixando ferver por 10 minutos. Beba todos os dias.

Para prevenir o cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, uma boa pedida é o chá quebra pedra, que atua evitando o acúmulo dos cristais formadores das pedras. Ferva duas colheres (sopa) de quebra pedra seca em um litro de água. Tome esse chá, no máximo, quatro vezes por dia – ele evita que o seu organismo perca muitos sais minerais importantes que serão eliminados, piorando a disfunção.

Se seus problemas renais já foram comprovados e as pedras nos rins já existem, experimente um chá de boldo com camomila e alecrim. Diurético e anti-inflamatório, combaterá inflamação no trato urinário, causado pelas pedras. Reserve uma colher (sopa) de folhas de boldo, uma colher (sopa) de flores de camomila, uma colher (sopa) de folhas de alecrim e uma xícara de água recém fervida.

Coloque todos os ingredientes juntos, tampe a xícara e deixe descansando de 10 a 20 minutos. Depois coe e beba de quatro a cinco vezes ao dia. O chá de salsa também pode ajudar, auxiliando os rins a filtrar as toxinas de forma mais eficaz. Basta ferver 50 gramas de salsa picada em um litro de água por cerca de 10 minutos e tomar uma xícara todos os dias.

Frutas também ajudam a combater problemas renais

Abuse na melancia, melão e abacaxi para cuidar dos problemas renais. Todas as frutas aquosas que forem auxiliar na hidratação são bem vindas. Os seus sucos também são recomendados. Para preparar o suco de melancia, por exemplo, é só bater no liquidificador pedaços em cubos da fruta (cerca de duas xícaras) e meia xícara de água. Tome um copo a cada três horas.

Prevenção e cuidados médicos

Na maioria das vezes, os sintomas dos problemas renais demoram a aparecer, por isso os tratamentos preventivos são uma boa opção. Mas no primeiro sinal de desconforto, o ideal é procurar um médico especialista, que fará um diagnóstico e receitará uma medicação que poderá ser usada junto com os métodos caseiros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros