Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para prevenir as cãibras nas pernas

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Alguma vez na vida você já deve ter sentido aquela dor repentina nas pernas. Uma sensação involuntária e incontrolada. Essas são as principais características das cãibras nas pernas, que ocorrem quando os nervos enviam aos músculos a ordem de se contrair sucessivamente, em processo que pode durar apenas alguns segundos ou então estender-se por minutos.

cãibras-nas-pernas

Métodos caseiros podem ajudar a prevenir a ocorrência de cãibras. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre as cãibras nas pernas

As cãibras são muito comuns, especialmente em pessoas com mais de 60 anos de idade. Conforme levantamentos realizados por especialistas, cerca de um terço das pessoas nessa faixa etária sofrem rotineiramente com essas contrações involuntárias da musculatura.

Em geral, esse problema relaciona-se com a diminuição dos níveis de líquidos e minerais que devem estar presentes no corpo humano, como o potássio, o magnésio e o cálcio. Além disso, as cãibras nas pernas podem estar ligadas a outros fatores, como a exposição ao frio, o estresse, a anemia, a deficiência em vitamina E, algumas doenças e o uso de alguns medicamentos.

Se você quer prevenir a ocorrência de cãibras nas pernas de forma fácil, natural, rápida e caseira, confira as dicas abaixo.

Veja como prevenir as cãibras nas pernas com remédios caseiros

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é rico em cálcio, cuja ausência, como você já leu acima, pode ser uma das causas das cãibras nas pernas. Por isso, se você quer prevenir a ocorrência desse incômodo, nada melhor do que incluir o vinagre de maçã na dieta do dia a dia.

Para isso, você pode misturar uma colher de mel e outra de vinagre de maçã em um copo de água quente, bebendo em seguida. Isso auxiliará na correta distribuição do cálcio pelo corpo, e sem dúvida alguma prevenirá a ocorrência de cãibras.

Sementes de mostarda

Repletas de nutrientes, as sementes de mostarda são ricas em cálcio e, da mesma forma que o vinagre de maçã, podem auxiliar a prevenir as cãibras.

Para obter todos os benefícios, e em particular a prevenção das cãibras, misture uma colher de sementes de mostarda com um litro de água, ferva por aproximadamente 10 minutos, e depois use esse líquido para fazer um banho nas pernas por, mais ou menos, 20 minutos.

Tratamento para as cãibras

Mas se você não busca a prevenção, mas sim amenizar a dor que as cãibras nas pernas causaram, veja como fazê-lo sem muito esforço: logo após a ocorrência das cãibras, a melhor forma de tratá-las é alongar o músculo em que ela ocorreu e, então, aplicar uma massagem na direção contrária. Com isso, você obterá uma rápida sensação de relaxamento, o que aliviará bastante as dores.

Depois, é aconselhável que você cubra a área com um elástico, o que auxiliará na redução da dor. É preciso ter cuidado, porém, para não apertar demais, caso contrário poderá ocorre inchaço.

Por fim, caso a pessoa que esteja sofrendo com as cãibras esteja vestida, é recomendável afrouxar as roupas, já que isso dará um pouco mais de espaço para os músculos e poderá até mesmo evitar as cãibras.