Remédios Caseiros

Conheça as melhores ervas para fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Ervas medicinais são ótimas alternativas para tratar diversas doenças, e podem estar ao alcance em qualquer lugar, basta um pouco de dedicação e carinho. Você pode cultivar as melhores ervas em seu jardim, seja em casa ou mesmo em uma varanda de apartamento.

Antes de preparar o espaço, eliminando inços e plantas secas, conheça um pouco mais sobre as melhores ervas medicinais que você pode ter em casa e veja para que elas servem.

melhores-ervas

Alecrim é um tipo de erva fácil de cultivar e pode curar muitos tipos de doenças. Foto: Shutterstock

Conheça as melhores ervas para ter em casa

Capim-limão

Desta erva pode ser feito um suco digestivo e calmante. Prepare um litro de limonada com água, dois limões e açúcar a gosto, e adicione uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem esta mistura e coe para eliminar o excesso das fibras.

Hortelã

Com esta erva você pode preparar uma água refrescante para tratar enjoos. Coloque um maço de hortelã e rodelas de laranja e de limão-siciliano em um litro de água. Tome sempre que sentir sede ou estiver enjoado.

Guaco

É uma das melhores ervas utilizadas para o preparo de xarope expectorante e broncodilatador. É perfeito para controlar crises de tosses. Para preparar o xarope, derreta 200 gramas de açúcar com cravo, canela e um limão cortado em quatro, com casca.

Adicione meio litro de água e sete folhas de guaco. Espere apurar, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de camomila. Coe e tome uma colher das de sopa duas vezes ao dia, enquanto durar as crises de tosse.

Arnica

Em forma de tintura, é perfeita para aliviar as dores causadas por torções e contusões. Para preparar, misture 20 gramas de arnica em 100 ml de álcool e deixe repousar por 10 dias. Armazene o preparado em uma garrafa bem fechada e, quando for usar, dilua em meio litro de água. Aplique sobre a contusão, mas preste atenção: não use esta mistura em feridas que estejam abertas.

Malva

A malva está entre as melhores ervas para curar males que atingem a boca. Feita em forma de infusão, é cicatrizante. Basta ferver uma xícara de água e logo desligar o fogo. Em seguida, adicione uma colher da planta fresca. Deixe que a infusão descanse por dez minutos e use ainda morna.

Boldo

Também pode ser usado para preparar uma água digestiva, própria para tratar complicações hepáticas. Em meio copo de água gelada, coloque uma folha bem grande de boldo. Deixe que descanse por dez minutos e beba logo em seguida.

Melissa

Esta também está entre as melhores ervas para preparar remédios caseiros. Para fazer uma infusão calmante, ferva um litro de água, apague o fogo e adicione duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e meia parte de manjericão. Aguarde dez minutos antes de beber.

Poejo

É eficaz para aliviar a dor e ardência de picadas de insetos. Faça uma compressa calmante, lavando as folhas da planta e colocando sobre as picadas. O poejo alivia a coceira imediatamente. É só lavar as folhas do poejo e colocá-las sobre as picadas.

Alecrim

Entre as melhores ervas, o alecrim é um excelente remédio caseiro usado contra o reumatismo e promove o relaxamento. Use 50 gramas de alecrim e um litro de água. Depois que a água ferver, adicione  as folhas de alecrim. Deixe que descanse por dez minutos. Filtre e use no banho de imersão por cerca de 15 minutos.