Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar pedras nos rins

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. São eles que ajudam a desintoxicar e filtrar as impurezas do sangue, bem como os resíduos da urina. Quando eles não são capazes de processar as toxinas de forma eficiente, acabam surgindo as incômodas pedras nos rins.

pedras-nos-rins

Remédios caseiros e naturais podem ajudar a expelir as pedras nos rins. Foto: Shutterstock

Saiba mais sobre as pedras nos rins

Estas pedras nada mais são do que produtos químicos da urina, como o ácido úrico, fósforo, cálcio e ácido oxálico. Outras causas comuns de pedras nos rins são o consumo excessivo de vitamina D, desequilíbrio mineral, desidratação e dieta inadequada.

Independentemente do tamanho da pedra, ela pode causar dores severas. Outros sintomas incluem o desejo de urinar frequentemente, dor ao urinar, náuseas, vômitos e sudorese excessiva. Além dos medicamentos convencionais, a maioria dos casos pode ser tratados com a ajuda de remédios naturais, que também podem ajudar a prevenir este problema.

Junto ao tratamento, é necessário beber muita água, cerca de oito a 10 copos de água. Veja quais são os melhores remédios caseiros para pedras nos rins.

Confira os melhores remédios caseiros para tratar pedras nos rins

Melancia

Para tratar a pedra no rim, coloque melancia em sua lista de compras. A melancia é uma ótima maneira de tratar este problema, já que possui cálcio, magnésio, fosfato e carbonatos. O potássio presente na melancia é um ingrediente essencial para manter os rins saudáveis, já que ajuda a regular e manter o nível de ácido na urina.

Junto com o potássio, a melancia também contém uma alta concentração de água, o que ajuda na liberação de pedras dos rins. Comer melancia regularmente pode ajudar muito no tratamento, bem como a prevenção da formação destas pedras.

Feijão

Pelo seu elevado teor de fibras, o feijão pode ser eficaz no tratamento de quaisquer tipos de problema nos rins ou da bexiga. Para isso, coloque os grãos de feijão em água quente. Deixe ferver a água em fogo baixo por algumas horas, até que os grãos fiquem macios.

Coe o líquido e deixe-o esfriar e beba várias vezes ao longo do dia, para aliviar a dor da pedra nos rins. Este líquido não deve ser mantido por mais de 24 horas, uma vez que irá perder as suas propriedades terapêuticas. Você também pode incluir o feijão em suas refeições.

Manjericão

O manjericão pode ajudar a induzir a expulsão das pedras nos rins pelo trato urinário. Misture uma colher de chá de manjericão e outra de mel. Se você não gosta do sabor do mel, você pode tomar suco de manjericão puro ou mastigar três folhas de manjericão por dia.

Outra opção é beber chá de manjericão. Para isso, basta ferver algumas folhas de manjericão em água por cerca de 10 minutos. Adicione uma colher de chá de mel.

Suco de limão e azeite

A combinação de suco de limão e azeite é tradicionalmente usada para expelir pedras da vesícula biliar, mas ele também pode ser usado para tratar pedras nos rins. O ácido cítrico presente no limão ajuda a quebrar as pedras e impede o seu crescimento.

Para isso, mistura quatro colheres de sopa de suco de limão fresco com uma quantidade igual de azeite de oliva extra virgem. Beba essa mistura seguido de muita água. Faça isso duas ou três vezes por dia.