Em tempos onde parar para respirar chega a ser encarado como desperdício, nunca se diagnosticou tanta gente com síndrome do pânico e ansiedade crônica. Há quem prefira não usar medicamentos convencionais e opte por mudanças na rotina ou por terapias alternativas. E é nesse ponto que a homeopatia para ansiedade pode trazer benefícios.
Desenvolvida em 1796 pelo cientista alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica no Brasil em 1980 e, desde 2006, está incluída no Sistema Único de Saúde (SUS).
A premissa da homeopatia para ansiedade ou qualquer outra indicação é fazer com que o organismo reaja às doenças sem medicamentos convencionais mas, sim, usando algo que provoque os mesmos sintomas que o doente apresenta. Pode parecer contraditório, mas é assim que a homeopatia funcionaria no corpo humano.
O que usar de homeopatia para ansiedade
No caso do tratamento com homeopatia para ansiedade, por exemplo, o paciente consegue reduzir consideravelmente os “efeitos colaterais” provocados pelas crises, como insônia, alergias de pele ou mesmo respiratória, sudorese e cansaço muscular.
Em pacientes muito ansiosos é comum o uso de Gelsemium sempervirens, uma videira entrelaçada que apresenta efeitos sedativos, analgésicos e anti-convulsivos. Estudos mostraram que a planta reduz os sintomas causados pelo estresse, como medo e ansiedade, sem provocar sedação ou efeitos colaterais.
O paciente que faz uso desta homeopatia consegue reduzir os tremores, cansaço, apatia mental, fraqueza muscular, coordenação motora, depressão e medo. A dose ideal sempre deve ser analisada junto com um homeopata que receitará o tratamento.
Os medicamentos usados na homeopatia para ansiedade, assim como para outras situações, são feitos à base de substâncias de origem animal e mineral diluídas em água ou álcool. Eles podem ser encontrados em pomadas, gotas ou xaropes.
O homeopata dirá qual a dose diária e qual a frequência com que o tratamento deverá ser administrado.
Dicas de homeopatia para ansiedade
Para que o tratamento da homeopatia para ansiedade conquiste resultado positivo, o paciente pode fazer mudanças em sua rotina. O primeiro passo é identificar o que causa a ansiedade – se é o trânsito, possíveis alterações em processos, conflitos de ordem pessoal ou profissional.
Depois é necessário identificar sintomas comuns da ansiedade, como mãos suadas, respiração acelerada, dores nas costas e pescoço, azia, palpitações, redução do apetite ou fome em excesso. Mas lembre-se: é normal do ser humano ficar ansioso – o que não pode acontecer é a ansiedade prejudicar a vida e a rotina.
Principais fórmulas para ansiedade
– Aconitum napellus
Fórmula usada em pessoas que sofrem de crises de pânico.
– Argentum nitricum
Indicado para pessoas impulsivas e que costumam ficar ansiosos diante de compromissos e eventos.
– Arsenicum album
Funciona em pacientes que sofrem de ansiedade em relação à saúde e segurança. São pessoas que podem ter crises de pânico, são inquietas e podem ter crises de asma.
– Calcarea carbônica
Indicado para pessoas que acumulam estresse e, quando cansadas, têm pensamentos confusos, piorando sua ansiedade.
– Natrum muriaticum
Indicado para pessoas tímidas, reservadas e que sofrem sozinhas.
– Pulsatilla
É uma fórmula perfeita para quem sofre com mudanças de humor bruscas.