Medicina Alternativa

Experimente os benefícios do eucalipto

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Muitas plantas são famosas por seu aroma característico, que você pode amar ou odiar, e uma das mais conhecidas é sem dúvida o eucalipto. Árvore nativa da Austrália, seu uso vai muito além do aroma. Aplicando a planta em remédios caseiros, podemos aproveitar vários benefícios do eucalipto, para tratar uma série de doenças e condições.

Como aproveitar os benefícios do eucalipto

Há muito tempo, várias culturas usam as folhas da planta para infusões, aplicando-as em uma variedade de condições, que incluem congestão nasal, frio e febre. A partir do século 19, porém, o óleo feito a partir da árvore foi usado em hospitais ingleses para limpar cateteres urinários. Com isso, os benefícios do eucalipto se estenderam para outras culturas medicinais, como a grega e a chinesa.

beneficios-do-eucalipto

Os benefícios do eucalipto podem ser aproveitados de várias maneiras. Foto: iStock, Getty Images

O segredo da planta está em suas propriedades e em seu efeito antiespasmódico, antibacteriano, expectorante e descongestionante. Esta combinação poderosa de benefícios do eucalipto ocorre devido a um composto chamado cineol.

Ingrediente ativo do eucalipto, é um expectorante que pode aliviar a tosse e combater os problemas das vias respiratórias superiores. Além disso, o eucalipto possui outras formas de uso e mais benefícios do que imaginamos. Veja quais são os principais benefícios do eucalipto e saiba como aproveitá-los.

Principais benefícios do eucalipto

Feridas

O óleo essencial de eucalipto tem qualidades antissépticas, devido à sua característica germicida. Por isso, pode ser usado para curar feridas, úlceras, queimaduras, cortes e escoriações. É também um bálsamo eficaz para picadas de insetos, porque acalma a área afetada e protege a ferida aberta ou a área irritada de desenvolver infecções.

Problemas respiratórios

Outro uso muito comum, tanto do óleo essencial quanto das folhas de eucalipto, é no tratamento de problemas respiratórios, incluindo resfriado, tosse, coriza, dor de garganta, asma, congestão nasal, bronquite e sinusite.

O óleo de eucalipto é antibacteriano, antifúngico, antiviral, anti-inflamatório e descongestionante, o que o torna um bom ingrediente para medicamentos que visam o tratamento de problemas respiratórios. As folhas da árvore, misturadas com água morna, são eficazes no tratamento de dor de garganta.

Exaustão mental

Uma razão muito importante que leva muitas pessoas a usarem o eucalipto é que ele cria um efeito refrescante e revigorante. O óleo de eucalipto é um estimulante e pode ser eficaz no tratamento do estresse e doenças mentais.

Dor muscular

Se você está sofrendo com dor nas articulações e nos músculos, massagear o óleo de eucalipto na área afetada ajuda a obter alivio. O óleo é um analgésico e anti-inflamatório por natureza, e é recomendado para pacientes que sofrem de reumatismo, lombalgia, músculos rígidos, dores e fibrose. A massagem deve ser feita em movimentos circulares sobre as áreas afetadas do corpo.

Saúde bucal

Outro dos benefícios do eucalipto é a sua ação antibacteriana que combate a cárie dentária. O uso do extrato de eucalipto pode, portanto, promover a saúde periodontal, de acordo com um estudo publicado no Journal of Periodontology.

Febre

O óleo de eucalipto é também utilizado na redução da temperatura corporal. Ele funciona bem quando combinado com óleo de hortelã.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!