Sexualidade

Você conhece todos os benefícios do sexo? Saiba quais os principais

Por Redação Doutíssima 26/10/2014

Você já conheceu alguém que não gosta de sexo? Provavelmente a resposta é não, porque é praticamente um consenso de que sexo é muito bom. Mas você sabia que, além de ser prazeroso, ele faz bem? Os benefícios do sexo são muitos, e conhecê-los é ter mais um argumento – mesmo que isso não seja necessário – para praticá-lo.

benefícios-do-sexo

Além de ser prazeroso, o sexo traz uma série de benefícios à nossa saúde. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do sexo são comprovados

Pode pesquisar e tirar a prova real. A maioria dos benefícios do sexo são comprovados cientificamente. Há, inclusive, instituições e departamentos de universidades dedicados a estudar exclusivamente as respostas do nosso organismo aos atos sexuais.

Entre as vantagens de manter uma vida sexual ativa, a maior delas é o alívio no estresse. Mas transar também pode significar a redução de outros sintomas e doenças. Quer conhecer os principais benefícios do sexo? Confira a lista abaixo.

Conheça os principais benefícios do sexo

Alívio dos sintomas da dor de cabeça

É isso mesmo, se seu parceiro ou parceira quiser aplicar a desculpa que não quer sexo pois está com dor de cabeça, reverta a situação explicando que um dos benefícios do sexo é o alívio das enxaquecas. Isso ocorre porque o orgasmo libera endorfinas e outras substâncias, que atuam no sistema nervoso, diminuindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor.

Melhora a pele

Não é lenda urbana. Fazer sexo ajuda a manter a juventude da pele. A explicação científica é que, ao atingir o orgasmo, aumentam os níveis de estrogênio, testosterona e outros hormônios ligados ao brilho e à textura da pele e dos cabelos.

Outra vantagem do sexo é o fato de que o orgasmo provoca uma vasodilatação superficial, aumentando a temperatura em algumas pessoas, o que resulta em uma pele com aparência mais viçosa e brilho natural. Para conseguir uma pele renovada, a dica é explorar a prática sexual pela manhã.

Alívio das cólicas do período pré-menstrual

Ainda que não seja uma regra, a diminuição das dores provenientes da TPM pode ser considerada um dos benefícios do sexo. Isso pois os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam nos dias antes da menstruação.

Melhora o sono

O sono irregular é um dos problemas de quem tem a vida corrida. A atividade sexual pode auxiliar a combater isso. O orgasmo traz uma sensação de relaxamento que contribui para que você durma melhor, e não apenas nos dias em que houve sexo. A reação tem efeito prolongado, devido à ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

Diminui o estresse

Um dos principais benefícios do sexo é que a sua prática tende a diminuir o estresse. Foi comprovado cientificamente que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames – isso porque muitas dessas doenças têm sua origem no excesso de tensão e estresse.

Queima as calorias

Uma relação sexual pode ser considerada um momento de lazer, mas nem por isso deixa de ser também um exercício físico. Meia hora de sexo queima, em média, 85 calorias.

Aumenta a imunidade

O aumento da imunidade é dos mais importantes benefícios do sexo. Uma vida sexual ativa aumenta os níveis de anticorpos, que ajudam a prevenir infecções, gripes e resfriados.