Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para hidratar a pele

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

O ressecamento da pele, geralmente, acontece devido a condições climáticas muito secas ou então a questões genéticas de cada um. Seja qual for a origem da condição, há sempre uma maneira simples e caseira de hidratar a pele sem gastar muito. Conheça alguns desses tratamentos que vão deixar a sua pele lisinha o ano inteiro.

hidratar-a-pele

Cremes naturais e caseiros podem ser usados para hidratar a pele seca. Foto: iStock, Getty Images

Bombe o seu hidratante para hidratar a pele

Para essa primeira receita, você pode usar como base 50 ml do creme hidratante da sua preferência. Junte mais 25 ml de óleo de prímula e 20 gotas de óleo essencial de gerânio. Misture bem todos esses ingredientes em um recipiente.

Para hidratar a pele, este creme natural deve ser aplicado no corpo inteiro, em movimentos circulares e bem suaves. Este hidratante deve ser usado, preferencialmente, após o banho, quando, por causa da umidade, a pele absorve melhor o creme.

Ingredientes associados para hidratar a pele

Se você usar algas marinhas, mel e aveia juntos, obterá um excelente remédio caseiro para hidratar a pele. Com a aplicação desse poderoso tratamento, em pouco tempo a pele deixa de estar ressecada e para de descamar.

O preparo é fácil: em um recipiente, misture uma colher de sopa de mel, duas colheres de sopa de aveia e uma colher de chá de algas marinhas. Misturando muito bem esses ingredientes você terá uma ótima máscara hidratante.

Aplique essa máscara na zona da pela que estiver ressecada e deixe que atue por meia hora. Repita este processo pelo menos uma vez por semana – caso a pele esteja muito seca, repita mais vezes. Fique à vontade para escolher o melhor horário do dia para a aplicação deste creme. Por ser totalmente natural, não apresenta contraindicações e é uma das melhores alternativas para hidratar a pele.

Além de hidratar a pele, combata a coceira

Banhos muito quentes podem resultar no ressecamento da pele e uma maior dificuldade em hidratar a pele. Além da temperatura da água do banho, preste atenção à qualidade dos produtos que você usa, especialmente dos sabonetes. A pele muito seca também pode gerar coceira, e isso tende a se tornar um problema ainda mais sério, gerando desconforto e possibilitando o surgimento de infecções.

A coceira pode ocasionar o surgimento de pequenas feridas, sangramento e dificuldade de cicatrização. Se, além da pele seca, você sente coceira, uma ótima solução para hidratar a pele pode ser o hidratante de alfazema.

Para prepará-lo, separe 125 ml do gel de aloe vera (babosa), 10 gotas de óleo essencial de alfazema e 10 gotas de óleo essencial de sândalo. Misture tudo em um frasco vaporizador e agite bastante. Em seguida, aplique abundantemente sobre a pele seca. O procedimento pode ser repetido por várias vezes ao dia, e o resultado será uma pele bonita, macia e saudável em qualquer época do ano.