Dica do Nutricionista

Confira 6 dicas para emagrecer mais sugeridas por nutricionistas

Por Redação Doutíssima 28/10/2014

Uma nutrição adequada é chave para emagrecer sem causar deficiência de vitaminas, inflamações ou gerar doenças. Comer bem também não significa comer muito. Nutricionistas são unânimes em afirmar que saber escolher o que vai para o prato é o que faz toda a diferença.

 

Para não errar nas escolhas, confira algumas dicas para emagrecer com saúde e segurança. Colocando elas em prática, você verá que a perda de peso será acompanhada de disposição e saúde da sua parte.

dicas-para-emagrecer

Hidratação é fundamental para quem quer perder peso com saúde. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para emagrecer

 

– Suco verde

 

A bebida é a queridinha dos especialistas em nutrição. É uma opção para começar o dia ou para ser consumida nos lanches. O suco verde ajuda a livrar o organismo das toxinas, é rico em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo e combate os radicais livres.

 

Uma das melhores dicas para emagrecer é investir no suco verde detox. Bata no liquidificador: 1 folha grande de couve, ½ maçã, 1 rodela de abacaxi, 1 limão espremido, ½ pepino, 1 rodela de 2 cm de gengibre, 300 ml de água de coco e 1 punhado de hortelã. Sempre faça o suco na hora em que for consumir.

 

– Faça lanches

 

O ideal é dividir o cardápio em 6 refeições diárias, com lanches entre as principais e uma ceia, caso sinta fome antes de dormir. Não se deve ficar mais de 3 horas sem comer. Com a falta de ingestão de alimentos, o cérebro entende que precisa poupar energia e deixa o metabolismo mais lento.

 

Entre as dicas para emagrecer, uma das mais valiosas é estar sempre o metabolismo a mil. Por isso, para turbinar a dieta é importante incluir alimentos termogênicos como pimenta, gengibre, canela e chá verde no menu.

 

– Opte pelas boas gorduras

 

Mesmo com a gordura é possível fazer escolhas saudáveis. Evite alimentos que possuem gordura vegetal hidrogenada e gordura trans, presentes em diversos alimentos como margarinas, sorvetes, chocolates e biscoitos recheados, entre outros.

 

As gorduras de origem animal saturadas também devem ser evitadas, como as carnes gordas e leite integral. Uma das dicas para emagrecer é investir nas gorduras boas das carnes magras, leite desnatado, azeites extravirgem, óleo de coco, abacate, nozes e castanhas.

 

– Hidrate-se

 

A água é indispensável para manter todos os processos metabólicos do nosso organismo funcionando bem, regulando a temperatura corporal e auxiliando no trânsito intestinal. O ideal é beber no mínimo 2 litros de água por dia, e a quantidade deve aumentar com a prática de exercícios, em dias muito secos ou de muito calor.

 

– Faça seu intestino trabalhar bem

 

O bom funcionamento do intestino é uma das importantes dicas para emagrecer. Este órgão é responsável por absorver muitos nutrientes e também por eliminar diversas toxinas. A sua saúde é fundamental para a dieta e para manter-se longe de diversas doenças. Incluir alimentos integrais e ricos em fibras, como as leguminosas, é primordial.

 

– Mais frutas e verduras no prato

 

Não adianta fazer cara feia: aprender a comer frutas, hortaliças, legumes e verduras é preciso.  Estes itens possuem fibras, vitaminas e minerais e atuam vigorosamente para o bom funcionamento metabólico. Inclua pelo menos 2 porções de verduras e legumes e 3 porções de frutas diariamente no seu cardápio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!