Dieta

Não sabe o que fazer para emagrecer? Confira cinco dicas

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O que fazer para emagrecer? Certamente você já se fez esta pergunta, não é mesmo? E deve saber que não existe milagre para ficar de bem com a balança. Só existe um jeito eficaz para perder peso: mudança de hábito. O que significa ter uma dieta balanceada e praticar exercício físico de forma regular.

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É possível perder peso com alimentação sadia e exercícios. Foto: iStock, Getty Images

Toda mudança de hábito, entretanto, exige uma força de vontade extra.  Afinal, não dá para pensar em o que fazer para emagrecer sem ter em mente que você terá que lutar contra os desejos da carne e as tentações impostas pelos amigos durante o churrasco de final de semana ou no happy hour, por exemplo.

 

Mas então, o que fazer para emagrecer?

 

Assumindo isso, é hora de pensar em quantos quilos você quer perder e se fazer a pergunta: o que fazer para emagrecer? Se você tiver condições financeiras, uma boa dica é buscar a ajuda de um nutricionista, que possa lhe fornecer uma reeducação alimentar e ainda pedir exames de sangue para ter certeza que está tudo certo com sua saúde – saber como anda seu colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, tireoide é sempre bom.

 

A segunda etapa da mudança de hábitos diz respeito à construção do cardápio.  Quando você se pergunta o que fazer para emagrecer, logo vem à cabeça que deverá mudar radicalmente a alimentação, não é mesmo? Esqueça a ideia de que passar fome emagrece.

 

Você até pode perder peso rápido, mas quando voltar a comer – e, certamente, será da mesma maneira errônea – você engordará tudo novamente. Ou seja, o famoso efeito sanfona. Na verdade, nosso organismo precisa de alimentos a cada 3 horas para manter o metabolismo sempre acelerado e não fazer “reservas”.

 

Por isso, procure se alimentar a cada 3 horas, com o café da manhã, o almoço e a janta como as refeições mais substanciosas. Nos intervalos entre elas, durante os lanches, dê preferência às frutas, iogurtes e sementes – ricas em óleos nobres, importantes para a pele e cabelo.

 

Outra dica quando se pensa em o que fazer para emagrecer é não radicalizar e eliminar o carboidrato de vez. Por mais que ele seja encarado como o vilão da balança, é importante para nos dar energia. O ideal é comer uma porção durante o almoço.

 

E não adianta: você não vai fugir da atividade física. Além de ajudar a perder peso, tornear as pernas e endurecer o bumbum, os exercícios ajudam o cérebro a liberar endorfina, conhecido como hormônio do prazer. Por isso, após você romper a barreira e se exercitar, será recompensada por uma sensação de felicidade.

 

Dicas sobre o que fazer para emagrecer

 

1. Tenha certeza que você está preparada para mudar de hábitos, pois só assim irá emagrecer

2. Repense sua rotina para que você tenha horários para fazer as refeições e praticar atividades físicas

3. Monte um cardápio que possa lhe satisfazer mental e fisicamente

4. Coloque como rotina praticar uma atividade física

5. E por último, relaxe! Você vai conseguir!

 

 


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