Relacionamento

Saiba o que fazer quando ele não quer tomar iniciativa

Por Redação Doutíssima 28/10/2014

Pode soar machista, mas o fato é que a “regra” de que é o homem que deve tomar iniciativa possui um contexto histórico. Desde a antiguidade, na época das cavernas, era ele quem dominava o trabalho, a guerra, a busca de alimentos, enquanto a mulher assumia um papel claramente passivo na relação.

tomar-iniciativa

Há várias maneiras sutis de tomar iniciativa sem parecer vulgar. Foto: iStock. Getty Images

Hoje as mulheres podem tomar iniciativa?

Felizmente os tempos mudaram, embora as mulheres que decidem tomar iniciativa com a mesma tática usada pelos homens possam não ser bem vistas. Um exemplo está em uma experiência realizada há alguns anos, no campo da Psicologia, em Nova York. Algumas mulheres abordaram executivos na 5ª Avenida do mesmo jeito que são abordadas, e o resultado foi uma desorientação geral dos homens

Isso significa que a mulher não pode tomar iniciativa? Evidente que não. Se você se sente segura de si mesma, sabe bem o que quer, e tem vontade de conhecer e passar bons momentos com alguém especial, então você pode ir em frente, sem problema algum. Os homens gostam de mulheres que são seguras consigo mesmas e sabem bem o que querem.

Sente-se segura, sabe o que quer, mas não sabe como iniciar a abordagem e tomar iniciativa? Veja as nossas dicas e pratique:

Veja o que fazer quando ele não toma iniciativa

Trabalho

Vocês e o seu pretendente possuem um horário de intervalo, certo? Caso esse horário coincida e vocês costumem se dirigir ao mesmo local, você pode conversar com ele sobre cultura, mencionar algum show ou um filme que está passando no cinema, perguntando em seguida se ele não está disposto a acompanhá-la. É uma forma sutil de puxar assunto e convidar para sair. Caso você considere isso direto demais, pode dizer que vai com uma amiga e convidá-lo para fazer companhia.

Bar

Você saiu com suas amigas, está em um bar e viu alguém que interessa? A melhor dica nesse contexto é o seu olhar. Fite-o constantemente, dê alguns sorrisos, algumas espiadinhas com os cantos dos olhos. Certamente ele irá perceber e entender o recado – é uma maneira de sinalizar que ele pode tomar iniciativa com alguma segurança.

Facebook

Hoje em dia é cada vez mais comum ver um relacionamento tendo como origem o ambiente de uma rede social. E é possível sim que você tenha adicionado e conheça alguém somente pelo Facebook. O segredo é aproveitar que nem toda conversa no Facebook é pública, já que podem ser enviadas mensagens privadas para outras pessoas.

Inicie uma conversa por ali, procure saber mais sobre ele e falar sobre você. Quando sentir que já ficaram um pouco mais íntimos, convide-o para um programa despretensioso, como tomar um café. A partir daí, as coisas vão começar a caminhar naturalmente.

Grupo de amigos

É possível que muitos dos interesses floresçam dentro de um grupo de amigos. Porém, você talvez possa achar isso um problema, já que raramente terá oportunidade de ficar sozinha com ele e falar do que sente. Então, não há alternativa: crie essa oportunidade e seja direta e franca, já que vocês se conhecem e ele sabe de você, dizendo-lhe que gostaria de conhecê-lo melhor.