Medicina Alternativa

Conheça a terapia holística e veja em que situações ela é aplicada

Por Redação Doutíssima 30/10/2014

Muitos fatores podem tornar a vida difícil, como estado emocional negativo, falta de consciência corporal e a carência alimentar. Apesar das pessoas não estarem doentes, esses fatores contribuem para que elas não vivam em plenitude, aproveitando tudo o que poderiam.

 

Procurar um tratamento médico para isso se torna uma tarefa difícil, já que esses problemas não são considerados doenças. E isso abriu espaço para a terapia holística. Essa terapia é uma prática não-médica, que busca o equilíbrio do corpo, da mente e do social.

terapia-holística

Método usa técnicas orientais na busca pelo equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

O objetivo é despertar no paciente a consciência necessária sobre o seu corpo e o papel que desempenha em seu meio. Ela busca ações de atendimento, o desenvolvimento do equilíbrio energético e a construção do autoconhecimento.

 

Os especialistas nesse tratamento acreditam que, com essas técnicas, é possível que o paciente promova a otimização da qualidade de vida.

 

Terapia holística integra corpo e mente

 

O paciente recebe um tratamento integral através da terapia holística. Ou seja, através dos procedimentos da terapia são abordados aspectos físicos, psíquicos, ambientais e energéticos.

 

Ainda se faz uso de técnicas de intervenção corpórea, como acupuntura, massoterapia, terapia corporal, reiki, terapia ortomolecular, balanceamento muscular e florais de Bach, entre outras. O trabalho é oferecer acesso a formas de estímulos para que as pessoas possam suprir a lacuna existente entre o estado de saúde e a doença.

 

A terapia holística ajuda as pessoas em questões como estresse, dores nas costas, membros superiores e inferiores, ombros, ciático, combate problemas como insônia, ansiedade, TPM e depressão.

 

Com vários métodos diferentes, esse tipo de terapia é capaz de detectar no corpo alterações que comprometam o seu estado emocional e físico. Desse modo, a prática pode orientar a pessoa a tomar as devidas providências para corrigir o que está errado e encontrar o seu equilíbrio.

 

Conhecimento interno faz parte da terapia holística

 

Esse tipo de tratamento considera que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de dores e emoções. Tudo o que passamos na vida – momentos tensos e estressantes – reflete em nossa saúde física e emocional.

 

Um exemplo disso é quando depois de um dia cheio de complicações sentimos dores nas costas e ombros. Isso são sintomas de estresse. A terapia holística tem o objetivo de promover o equilíbrio e evitar os sintomas das complicações diárias.

 

Esse tipo de terapia ainda permite que o especialista faça exames de apalpação dinâmica ou estática, para identificar desalinhamentos, sinais de alterações estruturais no corpo físico e restrições de movimentos.

 

Muitas doenças surgem justamente pela falta de equilíbrio entre emoções e o corpo físico. As pessoas se sobrecarregam e quem sofre com isso é o corpo e a saúde. Para se ter qualidade de vida, é necessário que todos os aspectos (físicos, mentais e espirituais) estejam bem.

 

A terapia holística vem ganhando cada vez mais força na vida das pessoas, já que vivemos em uma sociedade agitada que se esquece de cuidar do equilíbrio do corpo.