Muitos fatores podem tornar a vida difícil, como estado emocional negativo, falta de consciência corporal e a carência alimentar. Apesar das pessoas não estarem doentes, esses fatores contribuem para que elas não vivam em plenitude, aproveitando tudo o que poderiam.

 

Procurar um tratamento médico para isso se torna uma tarefa difícil, já que esses problemas não são considerados doenças. E isso abriu espaço para a terapia holística. Essa terapia é uma prática não-médica, que busca o equilíbrio do corpo, da mente e do social.

terapia-holística
Método usa técnicas orientais na busca pelo equilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

O objetivo é despertar no paciente a consciência necessária sobre o seu corpo e o papel que desempenha em seu meio. Ela busca ações de atendimento, o desenvolvimento do equilíbrio energético e a construção do autoconhecimento.

 

Os especialistas nesse tratamento acreditam que, com essas técnicas, é possível que o paciente promova a otimização da qualidade de vida.

 

Terapia holística integra corpo e mente

 

O paciente recebe um tratamento integral através da terapia holística. Ou seja, através dos procedimentos da terapia são abordados aspectos físicos, psíquicos, ambientais e energéticos.

 

Ainda se faz uso de técnicas de intervenção corpórea, como acupuntura, massoterapia, terapia corporal, reiki, terapia ortomolecular, balanceamento muscular e florais de Bach, entre outras. O trabalho é oferecer acesso a formas de estímulos para que as pessoas possam suprir a lacuna existente entre o estado de saúde e a doença.

 

A terapia holística ajuda as pessoas em questões como estresse, dores nas costas, membros superiores e inferiores, ombros, ciático, combate problemas como insônia, ansiedade, TPM e depressão.

 

Com vários métodos diferentes, esse tipo de terapia é capaz de detectar no corpo alterações que comprometam o seu estado emocional e físico. Desse modo, a prática pode orientar a pessoa a tomar as devidas providências para corrigir o que está errado e encontrar o seu equilíbrio.

 

Conhecimento interno faz parte da terapia holística

 

Esse tipo de tratamento considera que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de dores e emoções. Tudo o que passamos na vida – momentos tensos e estressantes – reflete em nossa saúde física e emocional.

 

Um exemplo disso é quando depois de um dia cheio de complicações sentimos dores nas costas e ombros. Isso são sintomas de estresse. A terapia holística tem o objetivo de promover o equilíbrio e evitar os sintomas das complicações diárias.

 

Esse tipo de terapia ainda permite que o especialista faça exames de apalpação dinâmica ou estática, para identificar desalinhamentos, sinais de alterações estruturais no corpo físico e restrições de movimentos.

 

Muitas doenças surgem justamente pela falta de equilíbrio entre emoções e o corpo físico. As pessoas se sobrecarregam e quem sofre com isso é o corpo e a saúde. Para se ter qualidade de vida, é necessário que todos os aspectos (físicos, mentais e espirituais) estejam bem.

 

A terapia holística vem ganhando cada vez mais força na vida das pessoas, já que vivemos em uma sociedade agitada que se esquece de cuidar do equilíbrio do corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


DEIXE UMA RESPOSTA